Outubro Rosa e internet: uma parceria na luta contra o câncer de mama

Saiba como a internet está impulsionando o Outubro Rosa e ajudando na conscientização sobre o câncer de mama. Veja como a web pode ter um grande impacto!

Chegamos a outubro e com ele ganha destaque o Outubro Rosa, uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa tem como objetivo informar as pessoas sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres espalhadas pelo mundo.

Leia mais: Internet e educação: a transformação do aprendizado na era digital

Desvendando o cyberbullying: como o ambiente digital pode afetar os jovens

Neste artigo, vamos falar de forma geral do Outubro Rosa e da importância da internet na propagação de informações sobre a campanha. Confira!

História do Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, na década de 1990, ganhando projeção no mundo todo com o decorrer dos anos. A cor rosa foi escolhida pelos criadores da campanha para simbolizar a luta contra o câncer de mama.

Atualmente, a campanha é um grande sucesso, conscientizando e trazendo esperança e informação sobre o câncer de mama para mulheres de todas as partes do mundo.

Importância do Outubro Rosa

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. E, quando detectado de forma precoce, a mulher acometida pela doença tem uma maior chance de cura.

Portanto, é aí que entra a importância do Outubro Rosa. Além da disseminação de informações sobre a doença, a campanha é um canhão extremamente positivo no incentivo às mulheres de realizarem mamografias e o autoexame para prevenção e diagnóstico em estágios iniciais.

Apoio à campanha

Se engana quem acha que a campanha pode ser apoiado apenas por mulheres. Os homens têm papel muito importante na disseminação de informações sobre a doença e a campanha com as mulheres da sua família e amigas.

Além disso, durante todo o mês de outubro ocorrem eventos e caminhadas promovidas por instituições e organizações que abraçam a luta contra o câncer de mama.

Como a internet contribui com o Outubro Rosa:

  • Disseminação de informações e educação;
  • Campanhas de conscientização online;
  • Doações e arrecadações de fundos;
  • Influenciadores digitais.

Disseminação de informações e educação

Atualmente, não tem um meio de compartilhamento de informações mais poderoso que a internet. Portanto, por meio de blogs, redes sociais, websites, vídeos, infográficos e dentre outras formas é possível repassar informações valiosas sobre a campanha, o câncer de mama, seus sintomas, tratamentos e prevenção.

Campanhas de conscientização online

Durante todo o mês de outubro, a internet se enche de conteúdos sobre a iniciativa. Nas redes sociais, por exemplo, campanhas envolvendo a campanha ganham notoriedade nas timelines.

O uso de hashtags como #OutubroRosa pode ser bastante explorado, dando holofote à causa e espalhando informações de valor sobre o câncer de mama. Dessa forma, gerando uma enorme corrente de conscientização sobre a doença.

Doações e arrecadações de fundos

Muitas iniciativas durante o mês de outubro precisam de aportes financeiros para serem realizadas. Sendo assim, a internet torna-se importante na criação e divulgação de crowdfundings, que são plataformas de financiamento coletivo, ou até mesmo na doação online para organizações de combate ao câncer de mama e apoio ao Outubro Rosa.

Influenciadores digitais

Além de personalidades e artistas, influenciadores, atualmente, têm muito espaço na internet. Contar com a voz deles pode ser muito importante na disseminação de informações e iniciativas da campanha.

Os influenciadores conseguem alcançar milhões de pessoas em suas redes sociais, direcionando conteúdos para um público amplo.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação