Desvendando o cyberbullying: como o ambiente digital pode afetar os jovens

Veja como o crescimento das redes sociais e da tecnologia tornou o cyberbullying uma ameaça real para jovens e adolescentes. Não perca!

O cyberbullying tornou-se um tema de muita importância na atualidade. Isso ocorre porque o crescimento da tecnologia e das redes sociais fez desse assunto uma questão para muitos jovens e adolescentes.

Leia mais: Internet e educação: a transformação do aprendizado na era digital

Leia mais: Segurança: dicas para proteger o seu celular e evitar roubos

Portanto, resolvemos escrever este artigo, pois o assunto é muito grave e pode acarretar em sérios problemas para as vítimas. Então, continue lendo o conteúdo porque vamos explorar os tipos de cyberbullying, como preveni-lo e muito mais!

O que é cyberbullying?

O cyberbullying é definido como o ato de usar meios eletrônicos, como a internet e dispositivos móveis, para assediar, ferir, intimidar ou ameaçar outra pessoa.

Tais atitudes podem ser realizadas de muitas maneiras, sendo as mais destacadas acontecendo por meio de mensagens de texto, redes sociais, e-mail e fóruns e jogos online. Essas ameaças e assédios podem ocorrer das seguintes formas:

  • Mensagens ofensivas;
  • Compartilhamento de informações pessoais;
  • Disseminação de fake news;
  • Criação de perfil falso para difamação.

Tipos de cyberbullying:

Pode ocorrer de diversas formas. Saiba quais são as principais maneiras:

  • Difamação;
  • Assédio;
  • Exclusão social;
  • Sexting não consensual;
  • Cyberstalking;
  • Hate speech online.

Difamação

Caracteriza-se difamação quando alguém dissemina informações falsas e nocivas sobre outra pessoa na internet.

Assédio

Nesse tipo de cyberbullying, o assediador envia mensagens ameaçadoras, ofensivas e difamatórias para a vítima de forma contínua.

Assim como na difamação, no assédio tais mensagens podem ser disseminadas por mensagens de texto, e-mails e redes sociais.

Exclusão social

A exclusão social ocorre quando alguém é rejeitado de algum grupo online ou redes sociais.

Sexting não consensual

Esse nome é estrangeiro e incomum, mas esse tipo de cyberbullying ocorre quando imagens ou mensagens íntimas de uma pessoa são divulgadas sem o seu consentimento.

Cyberstalking

Configura-se um cyberstalking quando alguém cria perfis falsos e monitora suas atividades no ambiente digital para assediar e abusar da vítima.

Hate speech online

Qualquer forma de discurso discriminatório e de ódio online contra uma pessoa ou grupo, seja de cunho racista, sexista, homofóbico ou xenofóbico.

Os problemas gerados

As consequências para as vítimas do cyberbullying podem ser muitas, tanto a curto quanto a longo prazo. Confira as mais importantes:

  • Impacto psicológico;
  • Isolamento social;
  • Problemas acadêmicos;
  • Riscos à saúde física;
  • Perpetuação de preconceitos.

Impacto psicológico

A principal consequência se dá na esfera emocional. Vítimas de assédio costumam enfrentar problemas como ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Isolamento social

Além dos problemas citados acima, a vítima possui um quadro de isolamento social por todas as questões que envolvem o cyberbullying. Por isso, ela evita contatos interpessoais e desenvolve sentimentos de solidão e afastamento.

Problemas acadêmicos

O rendimento escolar também é afetado. O impacto psicológico é tão grande que há um desinteresse pelos estudos, dificuldade de concentração, sem contar no acúmulo de faltas nas aulas.

Riscos à saúde física

Os impactos podem levar a problemas que envolvem o sono e ao estresse e, consequentemente, acarretando em problemas de saúde física.

Além disso, em casos mais extremos, a vítima pode sofrer perseguição física e violência. O abuso sai do ambiente digital.

Perpetuação de preconceitos

A disseminação de discursos preconceituosos e de ódio no ambiente online perpetua estereótipos e discriminações contra grupos minoritários.

Prevenção ao cyberbullying

Esse é um mal dos dias atuais, portanto é fundamental prevenir suas ações. Mas de que forma? Bom, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para criar um ambiente online saudável e seguro.

Educação

É importante que todos os agentes envolvidos sejam educados sobre o cyberbullying. Por isso, não só os jovens precisam estar atentos. Pais e educadores precisam ficar de olho nos conteúdos consumidos pelos jovens na internet, para que qualquer tipo de abuso seja denunciado e os impactos minimizados.

Uso responsável da internet

Esse tópico é voltado para os pais e responsáveis. Eles precisam definir algumas regras de uso responsável da internet nos smartphones, tablets ou notebooks. Assim, eles conseguem diminuir a possibilidade de comportamentos abusivos.

Denunciar

Campanhas visando a educação contra esse problema com o intuito de incentivar a denúncia de práticas abusivas na internet são importantíssimas!

Apoiar as vítimas

O cyberbullying não é “mimimi”. Por isso, é crucial que as vítimas de abusos no ambiente digital sejam acolhidas.

Esse apoio é a melhor maneira de as vítimas se livrarem dos impactos e consequências negativas dos assédios online.

Como você pode ter visto no decorrer do conteúdo, o cyberbullying é um problema sério, que pode ter efeitos físicos e psicológicos nas vítimas.

Dessa forma, é importante se conscientizar e se informar sobre o tema, para que se crie um ambiente digital mais saudável e seguro para todos, em especial os jovens.

Juntos, é mais do que possível diminuir os casos de violência online e criar uma cultura de respeito na internet.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Um comentário

  1. Excelente conteúdo para os pais com filhos e os casais que planejam ter. Importante divulgar este trabalho… me preocupo com meus netos com isto e com o que vem pela frente.

Os comentários estão encerrados.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação