Internet e educação: a transformação do aprendizado na era digital

A internet transformou a educação e o ensino remoto. Explore os benefícios dessa mudança e saiba como garantir uma conexão de qualidade para o aprendizado.

A internet tem desempenhado um papel importante na atualidade, disponibilizando informações de forma rápida e conectando pessoas do mundo inteiro. Quando há a relação internet e educação, essa importância não muda.

Leia mais: Tecnologia de fibra óptica: desvendado os segredos da internet ultrarrápida

Leia mais: Cursos online gratuitos: aproveite para potencializar sua carreira

A transformação no modo como aprendemos e ensinamos também foi impactada. Pensando nisso, produzimos esse conteúdo que aborda a relação entre a internet e a educação. Confira!

Transformação do ensino remoto

O ensino remoto, ou ensino a distância (EAD), tornou-se a única forma de estudantes do mundo todo poderem continuar suas aulas durante a pandemia de Covid-19.

Com escolas e universidades fechadas devido às medidas de segurança, os professores tiveram que se adaptar rapidamente às ferramentas digitais para garantir eficiência nas aulas online.

Essa nova forma de ensino tem seus benefícios, como flexibilidade, o que permite aos estudantes acessarem o conteúdo de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, há uma maior acessibilidade para os alunos que têm dificuldades físicas para ir às escolas presencialmente.

O ensino remoto, no entanto, também tem seus desafios. A falta de contato social entre os alunos é o principal deles, já que pode afetar o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Questões envolvendo motivação e disciplina para acompanhar as aulas online também são relevantes.

Internet e educação pós-pandemia

A pandemia mudou a forma como vivemos. Há uma vida pré e pós-pandemia. E a educação está inserida nessa transformação. As instituições de ensino tiveram que se adaptar e adotar novas tecnologias e metodologias de ensino. E essas inovações vieram para ficar.

A curto e médio prazo, a incorporação de ferramentas digitais e a promoção de metodologias ativas de aprendizagem, que fomentam uma maior participação dos alunos, levarão a um ensino mais personalizado, que leva em conta as necessidades individuais dos estudantes.

Importância de uma boa internet na educação online

Ter uma conexão estável e de qualidade é vital para que as aulas online ocorram de forma eficaz. Uma conexão ruim acarreta dificuldades para os alunos acessarem os conteúdos educacionais e participarem das aulas e atividades propostas pelos professores.

Sem contar nas quedas durantes as aulas, que prejudicam, e muito, o processo de aprendizagem, causam frustração e atrasam o cronograma de aulas.

4 dicas para o uso da internet durante as aulas online:

  1. Escolha um local de estudo próximo do roteador. Isso minimiza a interferência no sinal;
  2. Caso não seja possível estudar próximo do roteador, é indicado o uso de extensores de alcance Wi-Fi;
  3. Use uma conexão por cabo Ethernet, em vez de depender apenas da conexão Wi-Fi;
  4. Feche programas e apps que possam sobrecarregar a conexão durante as aulas.

Vale frisar que nem todos os estudantes têm acesso à internet de qualidade ou recursos para melhorar sua conexão. Essa é uma questão importante e que pode prejudicar a qualidade do ensino remoto para esses alunos. Portanto, as instituições de ensino e agentes públicos precisam garantir a inclusão digital desses estudantes.

Ferramentas digitais

Na era digital e de inovação, várias ferramentas e recursos estão disponíveis para os estudantes. Elas vão desde plataformas de gestão, passam por aplicativos e chegam nos softwares educacionais.

Redes sociais e educação

Engana-se quem acha que as redes sociais não podem ser benéficas no processo de aprendizagem. Um uso voltado para a troca de conhecimentos, criação de comunidades e promoção de colaboração e ajuda entre os estudantes pode ser de muito valor. E todas essas ações podem ser realizadas nas redes sociais.

Bibliotecas digitais

A digitalização da informação fez com que as bibliotecas digitais, por meio dos e-books, se tornassem cada vez mais populares. Isso, portanto, facilita o acesso a vários recursos educacionais.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação