Criança e internet durante o período de aulas. Pais devem acompanhar e ficar atentos aos conteúdos de pesquisas dos filhos.
Diferente dos adultos, que no passado as fontes de pesquisa escolar eram livros didáticos ou revistas de grande circulação, a garotada de hoje está com um leque gigante para ter acesso à informação.
É ainda mais fácil com internet nos smartphones, notebooks e laptops.
E com essa facilidade que a internet proporciona, os responsáveis pelas crianças devem ficar atentos e acompanhá-las na hora dos estudos. Imagine a seguinte situação em que elas precisam utilizar a internet para realizar tarefas de aula: ao mesmo tempo que elas conseguem ter acessos a publicações oficiais, artigos pessoais, opiniões e material didático, elas também podem acessar informações que não são confiáveis ou falsas sobre determinado assunto.
Tudo isso acaba se misturando na internet, e esses conteúdos que podem ser enganosos ou sem credibilidade, acabam prejudicando os estudos e o desempenho das crianças na sala de aula.
E sabemos que não isso que os pais e responsáveis querem para suas crianças.
Por isso, estamos aqui para alertar e ajudá-los neste momento.
Diariamente, as crianças levam lições das aulas para casa. Neste momento, é que você dever acompanhar e mostrar as possibilidades que as crianças têm de poder estudar com a internet.
Mostre textos, informações e conteúdo que vão servir de base para a criança resolver a atividade. Os pais podem mostrar como é texto com credibilidade, claro, que de forma fácil compreensão para a cabeça da criança.
Temos que levar em consideração que elas são apenas crianças, e que não terão todas a compreensão e entendimento que um adulto tem. Dessa maneira, é importante sempre buscar falar de forma simples.
Você pode explicar alguns pontos bem objetivos que podem ser observados na hora de pesquisar um conteúdo. O Grupo Marista explicou sobre a credibilidade!
Vejam as dicas:
– Autoria: peça para a criança encontrar informações sobre quem escreveu o texto, se há formas de se comunicar com a equipe, se ela encontra logotipos ou informações sobre a empresa;
– Atualização: indique que é preciso sempre olhar a data de atualização ou publicação, se os links funcionam e estão atualizados e se o site como um todo está atualizado (posts novos, resposta a comentários, interação);
– Conteúdo: erros acontecem, mas é importante a criança observar se há muitos desvios ortográficos, se o conteúdo está bem redigido e até se as imagens fazem sentido com o texto;
– Estrutura: ainda é preciso observar se o site é organizado (botões ou menus sobre “Quem somos” ou “Fale conosco” são essenciais), além disso, a presença de muitos anúncios (chegando a atrapalhar a leitura) pode ser um indício duvidoso.
Vale lembrar que a internet é muito importante e sabemos que ajuda – e muito – as crianças para as aulas. Mas uma coisa bem importante e que os pais precisam ficar em alerta é sobre o uso excessivo da internet.
Orientem as crianças as utilizarem a internet para pesquisarem textos para resolver as atividades de aula, para se divertirem, mas tudo tem que ter cuidado.
Se elas exagerarem, isso pode ser muito prejudicial. Então, todo o cuidado é pouco.