Durante o período de volta às aulas, é muito importante que os pais estejam atentos ao uso da internet por parte dos seus pequenos.
Ao contrário dos adultos, que tinham acesso a fontes de pesquisa mais tradicionais, as crianças de hoje têm muitas informações ao alcance dos dedos, graças aos smartphones, notebooks e laptops conectados à internet.
Leia mais: Internet e Educação: a transformação do aprendizado na era digital
Leia mais: Desvendando o Cyberbullying: como o ambiente digital pode afetar os jovens
Com essa facilidade, surge a responsabilidade dos pais de supervisionar o uso da internet durante os estudos.
Enquanto as crianças têm acesso a fontes oficiais, artigos, opiniões e material didático, também têm o risco de encontrarem informações não confiáveis ou falsas.
Essa mistura de conteúdos na internet pode prejudicar o desempenho escolar das crianças, algo que nenhum pai deseja para seus filhos. Portanto, resolvemos produzir este conteúdo para alertar os pais e ajudarmos nesse assunto importante.
Volta às aulas e a internet: ajude as crianças a navegar com segurança
Todos os dias, as crianças trazem dever de casa da escola. Esse é o momento ideal para que os pais mostrem as possibilidades de estudo que a internet dá.
É importante, então, mostrar textos e informações confiáveis para os pequenos, para que eles possam servir de base para a realização das atividades. Isso garante que os estudos sejam mais eficazes.
Além disso, lembre-se de adaptar a linguagem para facilitar a compreensão das crianças.
Dicas importantes para os pais e responsáveis
Dê orientações claras sobre como avaliar se um conteúdo online é bom e verídico. O Grupo Marista, um dos maiores do país, compartilhou algumas dicas valiosas.
- Autoria: incentive a criança a verificar informações sobre quem escreveu o texto, se há formas de comunicação com a equipe ou se há logotipos e informações sobre a empresa;
- Atualização: explique a importância de olhar a data de atualização ou publicação, se os links estão funcionando e se o site como um todo está atualizado;
- Conteúdo: ensine a criança a identificar desvios ortográficos, ver se o conteúdo está bem escrito e se as imagens fazem sentido com o texto;
- Estrutura: oriente sobre a organização do site, a presença de botões ou menus importantes como “Quem somos” ou “Fale conosco”, e a chance de muitos anúncios serem um sinal duvidoso.
Lembre-se também de que a internet é uma ferramenta muito importante, mas é fundamental que os pais estejam alertas quanto ao uso excessivo.
Portanto, oriente os pequenos a usarem a internet com responsabilidade e moderação, seja para pesquisas escolares ou para diversão.
O cuidado é muito importante para evitar possíveis problemas decorrentes do uso inadequado.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.