Setembro Amarelo - Como a Internet pode ser uma aliada • Loga® Internet
18262
single,single-post,postid-18262,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
Setembro Amarelo - Como a Internet pode ser uma aliada

Setembro Amarelo – Como a Internet pode ser uma aliada

Separamos dicas, sites e aplicativos que podem ser úteis

Fazer terapia ainda é algo que não é visto com bons olhos no Brasil. Os julgamentos com quem busca por ajuda acabam por afastar muita gente dos consultórios psicológicos.

Porém, a internet tem conseguido mudar esse cenário ao conseguir conectar muita gente que precisa de ajuda com profissionais que podem ajudar. E este mês é mais do que especial para falarmos sobre o assunto. Estamos falando de Setembro Amarelo.

Setembro Amarelo - Como a Internet pode ser uma aliada: O que é o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, data organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e que tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora.

Durante o mês de setembro, diferentes ações nas mais variadas esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

Setembro Amarelo - Como a Internet pode ser uma aliada: Atendimento Online

Desde 2012 o Conselho Federal de Psicologia permite que as terapias sejam feitas virtualmente. Em novembro de 2018, foi publicado uma nova resolução que amplia as possibilidades de oferta de serviços de psicologia mediados por tecnologias da informação e comunicação.

Alguns consultórios possuem psicólogos que atendem por vídeo no WhatsApp, outros usam sites específicos com plataformas para o atendimento online. Uma dica na hora de procurar por um terapeuta na internet é certificar-se de que o psicólogo está inscrito no Cadastro Nacional de Psicólogos, do CFP.

Setembro Amarelo - Como a Internet pode ser uma aliada: Aplicativos que podem ajudar

Longe de serem substitutos para um atendimento com um profissional, alguns aplicativos podem funcionar como pequenos aliados para situações mais comuns do dia a dia.

Para quem sofre para controlar a ansiedade, o Querida Ansiedade (Android | iOS) pode ser muito útil. O App auxilia o usuário a entender o que está sentindo com vídeos, textos e pequenas dicas.

Tido como um dos apps mais inovadores e acessíveis para ajudar no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional, o Cíngulo (Android | iOS) conta com autoavaliações, diário emocional e técnicas para lidar com pequenas crises.

O aplicativo Gratidão (Android | iOS) é ótimo para mostrar ao usuário as coisas boas que estão acontecendo e que muitas vezes podem passar batidas. Com uma interface simples, você pode escrever a cada dia um novo motivo para ser grato.

Vale repetir e ressaltar que os aplicativos que citamos não funcionam como substitutos para um tratamento com profissionais da área. Eles são complementos para quem está buscando por ajuda.

A internet pode ser de grande ajuda quando falamos de saúde e bem-estar. Quer saber mais sobre como usar sua conexão para se cuidar? Confira nosso post.