Saúde mental e internet: as redes sociais podem ser positivas?

Descubra como é possível manter a saúde mental com internet por meio de aplicativos, plataformas e redes sociais!

Muitos associam a internet como uma inimiga da nossa saúde mental, mas será que essa relação é verdadeira? Neste artigo, vamos procurar acabar com alguns mitos, mostrando que a internet pode ser uma aliada no cuidado da saúde mental.

Leia mais: Setembro Amarelo e a era digital da terapia: desmistificando a busca por ajuda

Leia mais: Desvendando o cyberbullying: como o ambiente digital pode afetar os jovens

Cuidando da saúde mental online

Atualmente, tudo que você imaginar tem um aplicativo, não é mesmo? Para promover a saúde mental não é diferente. Podemos destacar serviços de teleatendimento, como Zenklub, Televita e Querida Ansiedade.

Além disso, YouTube e Spotify oferecem conteúdos relaxantes para os seus usuários, desde playlists de meditação guiada até material sobre autoconhecimento.

Falando um pouco mais do Spotify, a plataforma possui podcasts bem interessantes e que podem ser aliados quando o assunto é saúde mental. Destaque para dois: Meio fio e É noia minha.

Além dos aplicativos mencionados acima, as redes sociais, se usadas de forma correta, podem ter um papel benéfico na nossa saúde mental. Existe muitos profissionais altamente qualificados produzindo excelentes conteúdos sobre educação socioemocional e saúde mental no Instagram, TikTok e até mesmo no LinkedIn. 

Por último, mas não menos importante, tem a ajuda de amigos e familiares nessas horas. Além, é claro, de tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188 ou procurar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo em caso de achar que a sua saúde mental está sendo afetada. A sua vida importa, e muito, então é preciso sempre lembrar que você não está sozinho.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação