Separamos alguns sites, cursos e canais no Youtube pra quem deseja começar a se aventurar pelo mundo da programação e dos códigos

Quem tem um pouco de dificuldade pra se relacionar com a tecnologia, pode imaginar que o mundo da programação fica em outra galáxia. Mas a verdade é que este tipo de ‘linguagem’ está cada vez mais acessível e muita gente vem se aventurando em meio aos códigos e comandos.

Alguns países, incluindo o Brasil, já investem na programação como parte do currículo escolar. Mesmo que a iniciativa ainda esteja engatinhando, o avanço já mostra uma preocupação em ver um futuro com cada vez mais pessoas sabendo, pelo menos, o básico dos códigos.

Mas para quem ainda está se perguntando ‘O que é programação?’, a gente dá uma ajudinha. A programação é um processo de escrita, testes e manutenção de programas de computadores. Esses programas, por sua vez, são compostos por conjuntos de instruções determinados pelo programador que descrevem tarefas a serem realizadas pela máquina.

Resumidamente, a programação tem a função de determinar as ações que serão feitas por um programa de computador, aplicativo de celular, site…

E para quem quer aprender a programar, separamos algumas dicas de cursos, canais no Youtube e sites que podem te ajudar a fazer isso sem precisar sair de casa.

Para quem entende um pouquinho de inglês, o site da codeacademy é um bom começo. Com exercícios gratuitos e intuitivos, você já começa a programar em apenas um dia.

Já quem está buscando por um curso online, pode encontrar um catálogo completo no site da Alura. A plataforma oferece cursos em diversas áreas da programação, passando pelas mais diferentes linguagens de códigos, para iniciantes ou para quem já entende um pouco sobre o assunto.

 

Outra dica é com a galera da Le Wagon, uma das principais plataformas de ensino de programação no mundo. No canal do Youtube, dá pra ter acesso a vídeos de pequenos cursos, workshops e entrevistas. Tudo voltado para quem quer começar a programar do zero.

 

O mundo é um lugar cada vez mais conectado e a gente precisa se adaptar para fazer parte das evoluções que estão por vir. A sorte é que a Internet é uma grande aliada na hora de oferecer ajuda nessa caminhada.

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga