Tecnologia de fibra óptica: desvendando os segredos da internet ultrarrápida

Fique por dentro da inovação que está mudando a conectividade. Saiba por que a fibra óptica é sinônimo de internet rápida e estável. Leia mais aqui.

Com certeza você já deve ter ouvido por aí que a fibra óptica é a melhor e mais moderna tecnologia que existe para quem usa a internet. Mas você saberia dizer o motivo dela ser tão boa?

Leia mais: O surgimento da fibra óptica: uma história de inovação

Leia mais: Explorando os benefícios da rede mesh: a revolução da conectividade

Já que a Loga trabalha com 100% de sua tecnologia em fibra óptica, preparamos um material para você entender como conseguimos entregar uma internet com mais velocidade e mais estabilidade na sua casa, apartamento ou negócio.

O que é a fibra óptica?

Saindo um pouco dos termos técnicos e complicados, podemos dizer que a fibra funciona como um macarrão do tipo espaguete, com a luz passando pelo seu interior.

Diferentemente de um macarrão comum, o cabo é construído a partir de camadas de vidro, revestimento de plástico e outros elementos de proteção para evitar quebras.

As paredes internas controlam a luz, como se fosse água passando por um cano. Existem fibras de LED ou laser, mas é possível transmitir sinais diferentes em um mesmo cabo.

De um lado do sistema, fica um emissor dos sinais de luz. Do outro, o receptor que transforma a luz em dados que recebemos em nossos dispositivos.

Resumidamente, a fibra é um caminho criado para que a luz envie dados, a uma velocidade muito alta, de um emissor para um aparelho receptor.

Vantagens da fibra óptica

Os cabos que, antigamente, eram mais comuns para transmitir a internet, os trançados ou coaxiais, são feitos em sua maioria de cobre ou algum material altamente condutor. Esses cabos estão mais sujeitos a interferências externas e ruídos, fazendo com que haja uma perda na velocidade da sua internet.

Os cabos de fibra óptica contam ainda com um isolante elétrico, o que possibilita uma maior segurança e estabilidade na transmissão dos dadosFicando menos expostos a ruídos, a internet acaba ficando mais estável, ou seja, as chances da sua conexão cair são menores.

Com a fibra óptica chegando diretamente até a casa do usuário, conseguimos entregar também mais velocidade, já que o sinal em forma de luz enfrenta menos interferência. Com isso, é possível alcançar taxas de download e upload cada vez mais rápidas.

Trabalhando com 100% de tecnologia de fibra óptica, a Loga consegue chegar até a casa do cliente com uma internet mais rápida e mais estável, que não cai com interferências como chuva e vento, por exemplo.

3 aplicações da fibra óptica:

  1. Redes de telecomunicações de longa distância;
  2. Setor de saúde;
  3. Indústria.

Redes de telecomunicações de longa distância

A tecnologia de fibra óptica é a base das redes de telecomunicações do mundo inteiro. Isso permite que a comunicação de longa distância não tenha lentidão ou perda acentuada de velocidade.

Setor de saúde

Facilita a telemedicina e a transmissão de imagens médicas em alta resolução, gerando diagnósticos precisos.

Indústria

Utilizada em automação e controle de processos, por exemplo, ajudando na eficiência da produção industrial.

Futuro da fibra óptica

O desejo cada vez maior de pessoas e empresas por internet com velocidades mais rápidas está fazendo com que ocorram muitos investimentos na melhoria da tecnologia de fibra óptica.

O futuro, portanto, é muito promissor, carregado de avanços e inovações tecnológicas que, ao mesmo tempo que aumentam o poder de transmissão, reduzem os custos de implantação. Isso vai fazer com que a fibra óptica seja ainda mais atraente para os consumidores.

Gostou do conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação