Empreendedorismo feminino: a ascensão das mulheres nos negócios brasileiros

No Dia do Empreendedorismo Feminino, saiba mais um pouco sobre a data comemorativa e conheça a história de 6 empresárias brasileiras de sucesso!

A tendência do empreendedorismo feminino está crescendo muito no Brasil, em especial entre as mulheres envolvidas no universo dos negócios. Liderança, negócios e mercado de trabalho tornaram-se temas de debates cada vez mais frequentes entre o público feminino, despertando o interesse delas por esse tema.

Leia mais: Liderança feminina na era digital: o impacto de mulheres na tecnologia e inovação

Leia mais: Loga recebe a primeira consultora predial no time Field Hover

É interessante notar que em 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa das Nações Unidas em colaboração com muitas instituições ao redor do mundo, cujo objetivo é motivar mulheres a liderarem seus próprios empreendimentos.

Sendo assim, torna-se importante ficar atento ao universo das mulheres empreendedoras, entendendo melhor os desafios, conquistas e superações que marcam suas carreiras e marcas.

Desafios no empreendedorismo feminino

Os desafios enfrentados pelas empreendedoras femininas estão passando por mudanças significativas não só no Brasil, mas em escala global.

De acordo com o Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil de 2019, elaborado pelo Sebrae, a presença feminina em muitos setores está ganhando destaque devido às mudanças que promove na economia e na sociedade.

Apesar da participação empreendedora feminina ser muito importante para a economia e sociedade, as mulheres ainda enfrentam obstáculos consideráveis.

O relatório do Sebrae, além de pesquisas, indicam que as principais dificuldades encontradas pelas empreendedoras brasileiras são:

  • Conciliação da maternidade;
  • Falta de experiência e apoio familiar;
  • Restrições de tempo para participação em redes empreendedoras;
  • Dificuldades na obtenção de crédito.

Mulheres na economia

Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2008, o número de mulheres empreendedoras já estava em ascensão no Brasil.

Desde 2011, as mulheres têm aberto empresas a uma taxa duas vezes maior do que os homens, o que mostra um grande aumento na presença feminina à frente de empreendimentos próprios. Elas ocupam diversos segmentos no mercado de trabalho.

6 empreendedoras de sucesso:

  1. Ana Fontes;
  2. Camila Farani;
  3. Chieko Aoki;
  4. Cris Arcangeli;
  5. Cristina Junqueira;
  6. Luiza Helena Trajano.

Ana Fontes

Destaque no empreendedorismo social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME. Ana Fontes foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019.

Camila Farani

Presidente da G2 Capital, uma boutique de investimento em startups. Também é uma das personalidades do Shark Tank Brasil. Além disso, a única mulher bicampeã como “Melhor Investidor Anjo” do Brasil.

Chieko Aoki

Presidente da Blue Tree Hotels. Reconhecida como a Dama da hotelaria brasileira, é tida como mulher inovadora e talentosa, destacando-se como referência em excelência em hospitalidade no setor.

Cris Arcangeli

Atualmente é uma das personalidades do Shark Tank Brasil e fundadora de cinco empresas inovadoras:

  1. Phytoervas;
  2. Phyta;
  3. PH – Arcangeli;
  4. Eh;
  5. Beauty’in.

Além disso, é sócia do fundo de Venture Capital Phenix.

Cris Junqueira

Cofundadora e vice-presidente do NuBank. Fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira visivelmente grávida na capa de uma revista de negócios, a Forbes. Também é considerada uma das principais referências em liderança feminina.

Luiza Helena Trajano

Destaca-se como presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza entre as maiores varejistas do Brasil.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação