Fique por dentro dos jogos olímpicos de 2021

Conheça as principais modalidades dos Jogos Olímpicos de 2021 bem como as novidades que farão parte deste evento único e histórico.

Os jogos olímpicos de 2021 estão chegando. Um evento histórico para os atletas das mais diferentes modalidades buscarem suas medalhas. Sendo assim, é a hora em que todo o mundo irá prestigiar o evento que acontecerá em Tóquio, no Japão. Como resultado, teremos mais de 40 modalidades, dá para se perder de tanta coisa para acompanhar. Por isso, vamos dar um panorama com as principais modalidades.  Tudo isso para você não perder os grandes momentos da competição.  Embarque nesta leitura com a gente!

A origem dos jogos olímpicos

Sobre jogos olímpicos, quando dizemos que a competição é histórica, não é brincadeira. Isso porque o evento surgiu há 700 anos antes de Cristo, lá na Grécia Antiga. Por isso, tudo começou com a premissa de homenagear os deuses gregos. Só que a princípio, era apenas uma modalidade, a corrida. Com o decorrer do tempo, novas esportes foram somados à competição. Mais para frente, você verá que ainda hoje novas modalidades são incluídas.

Já o primeiro evento da era moderna ocorreu em 1896 em Atenas. Neste ano, a competição contou com 285 atletas de 13 nações diferentes. Dessa competição em diante, com algumas ausências

As 5 principais modalidades dos jogos olímpicos

Os Jogos olímpicos, como já dissemos, tem mais de 40 modalidades. Porém, infelizmente não é oportuno abordar todas. Por isso, vamos agora falar um pouco das 5 principais modalidades para ficar de olho. Vamos lá?

1. Vôlei

Seja no masculino ou no feminino, as equipes brasileiras têm tradição nessa modalidade. Por isso, vale acompanhar o Brasil neste esporte tão emocionante que é o vôlei.

A modalidade faz parte dos jogos Olímpicos desde 1964. De lá para cá, tanto o vôlei feminino como o masculino somaram 10 medalhas, dentre ouro, prata e bronze.

É claro que o espetáculo não fica só por conta do Brasil. Isso porque existem outras nações de renome no esporte que disputam a luta pelo pódio olímpico. Para afirmar isso, vale citar os Estados Unidos, Cuba e a Rússia.

2. Judô

O judô nada mais é do que uma arte marcial praticada como esporte. Dessa forma, o criador da modalidade foi Jigoro Kano e é uma adaptação do jiu-jitsu.

Se tratando de esporte individual, o judô é a modalidade que mais deu medalhas ao Brasil. Assim, são 22 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e 15 de bronze.

Definitivamente, o judô traz muito orgulho para a nossa nação. Do mesmo modo, como é de se esperar, o Japão é o país com mais medalhas. Assim, são no total 82 medalhas para a nação que criou a modalidade.

Jogos olímpicos

3. Atletismo

O bom desta modalidade é a gama enorme de eventos que acontecem nela. Como resultado, nos jogos olímpicos de 2021, temos nosso país representados nas mais diferentes categorias.

Nesta modalidade, vale a pena recordar o salto com vara nos jogos olímpicos do Rio, em 2016. Na ocasião, o atleta brasileiro Thiago Braz bateu o recorde olímpico, saltando acima dos 6 metros de altura.

Outra fera da modalidade que não pode passar batida, é o atleta Usain Bolt. Atualmente, o jamaicano Bolt é considerado o homem mais rápido do mundo. Além disso, Bolt conquistou o planeta pelo seu carisma e sua humildade.

4. Futebol

Seria difícil não citar essa modalidade. Afinal, somos o país do futebol. Por isso, vale a pena falar um pouco sobre o segundo esporte coletivo que entrou para a competição.

É de se estranhar um pouco que logo o Brasil só tem uma medalha de ouro na modalidade. Inclusive, a conquista ocorreu nos últimos jogos olímpicos, em 2016.

Por incrível que pareça, a seleção que mais soma medalhas na modalidade é a Hungria. Talvez por essa você não esperava. Afinal, não se lembra da Hungria quando o assunto é futebol.

5. Basquete

A modalidade teve a sua estreia nos jogos olímpicos em 1936, em Berlim. Desde então, a nação com maior número de medalhas é também a criadora da modalidade.

Nesta modalidade, o Brasil é o décimo país com mais medalhas, uma de prata e quatro de bronze. Então, quem sabe essa olimpíada não é a hora de o Brasil conquistar o ouro?

As novas modalidades dos jogos olímpicos

Nos jogos olímpicos, como dito antes, as modalidades vão sendo somadas no quadro da competição. Por isso, em 2021 teremos cinco novas modalidades. Sendo assim vem aí o skate, o surf, o retorno do beisebol, o karatê e a escalada. Então vamos acompanhar essa novidade.

Quem dera fosse decretado recesso internacional, mas não. Por isso, caso não tenha a oportunidade de ver ao vivo, tem a nossa tão querida internet para ficar antenado. Seja por meio de portais de notícias ou redes sociais, você não fica desinformado.

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação