Cinema brasileiro em destaque: conheça filmes nacionais premiados internacionalmente

Sabia que alguns filmes nacionais são capazes de deixar muito filme gringo no chinelo? Veja algumas preciosidades que existem na sétima arte brasileira.

Sabia que o cinema nacional tem filmes que deixam as produções estrangeiras muito para trás? Neste texto, vamos explorar algumas obras-primas da sétima arte brasileira, afinal, é importante valorizar o cinema do nosso país. Continue com a gente!

Leia mais: Explorando a magia do conteúdo interativo na Netflix: dica com os melhores filmes e séries

Leia mais: Filmes de Natal: maratone os principais clássicos natalinos

7 filmes nacionais premiados internacionalmente:

  • Bacurau (2019);
  • Que Horas Ela volta? (2015);
  • Central do Brasil (1998);
  • Tropa de Elite (2007);
  • Carandiru (2003);
  • Cidade de Deus (2002);
  • O Auto da Compadecida (2000);
  • Retratos Fantasmas (2023).

Bacurau

Começando com uma obra recente que conquistou muitos prêmios em festivais, Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é uma verdadeira jóia do sertão brasileiro.

Vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, o filme está disponível no Globoplay e Amazon Prime, oferecendo uma experiência cinematográfica rica em críticas e reflexões.

YouTube video

Que Horas Ela Volta?

Outra opção do Globoplay e Amazon Prime – também está disponível na Netflix – é Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert.

Este filme, que encantou o Festival de Sundance e recebeu muitos prêmios, aborda de maneira impactante a desigualdade social no Brasil. Regina Casé protagoniza essa obra que envolve o espectador do início ao fim.

YouTube video

Central do Brasil

Não podemos falar de cinema nacional sem mencionar Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro.

Este filme, disponível no Globoplay e Amazon Prime, é considerado uma das obras mais aclamadas da história do cinema brasileiro. A atuação de Montenegro rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

YouTube video

Tropa de Elite

Um clássico contemporâneo dirigido por José Padilha, e estrelado por Wagner Moura, Tropa de Elite está disponível no Globoplay, Netflix e Amazon Prime.

Esta obra impactante aborda a violência no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, proporcionando uma experiência cinematográfica intensa, repleta de ação e críticas sociais. 

YouTube video

Carandiru

Também disponível no Globoplay, Netflix e Amazon Prime, Carandiru é um filme dirigido por Héctor Babenco baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella.

A produção traz um relato do massacre que ocorreu no Carandiru, um dos presídios mais famosos do Brasil, localizado em São Paulo, em 1992.  A história se desenrola no dia a dia dos detentos e dos médicos dentro da Casa de Detenção.

Cidade de Deus

Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros de maior sucesso internacional. A obra, que teve a direção de Fernando Meirelles, ganhou vários prêmios nacionais e estrangeiros, além de receber quatro indicações para o Oscar.

O filme, que relata o surgimento e crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, favela localizada no Rio de Janeiro, está disponível no Globoplay, Netflix, Amazon Prime e Paramount+.

YouTube video

O Auto da Compadecida

O filme, lançado em 2000, é inspirado no livro homônimo de Ariano Suassuna, lançado em 1955. A história se passa no sertão nordestino e tem como protagonistas João Grilo e Chicó, dois amigos pobres que vivem na luta por uma vida mais digna, lutando contra a pobreza e a miséria.

A obra, que está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros e vencedora de prêmios nacionais e internacionais, está disponível para os assinantes do Globoplay e Amazon Prime.

Retratos Fantasmas

Fechando a nossa lista está Retratos Fantasmas, lançado no fim de 2023, que tem a direção de Kleber Mendonça Filho, o mesmo diretor de Bacurau. 

A obra busca retratar o Centro da cidade de Recife por um viés das salas de cinemas que movimentaram a cidade no século passado. Sucesso em festivais nacionais e internacionais, Retratos Fantasmas está disponível na Netflix.

Em resumo, o nosso cinema tem muito conteúdo de qualidade. Portanto, aproveite as nossas dicas de filmes e explore ainda mais o catálogo nacional, afinal, o cinema brasileiro oferece uma diversidade incrível de histórias e talentos.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação