O que é PING e como ele ajuda sua Internet

Mais conhecido pelas pessoas que estão acostumadas a jogos online, saber mais sobre o PING pode ser de grande ajuda para entender como sua internet funciona

Mais conhecido pelas pessoas que estão acostumadas a jogos online, saber mais sobre o PING pode ser de grande ajuda para entender como sua internet funciona

Mais conhecido por quem já está acostumado com jogos online ou consome muitas plataformas de Streaming, o PING ainda é um mistério para muita gente na internet. Mas aqui vai uma dica: Saber mais sobre essa ferramenta é fundamental pra verificar o estado da sua rede ou as atividades de quaisquer equipamentos que estejam conectados a ela.

Por isso, preparamos esse post informativo pra te ajudar a entender como esse comando pode influenciar a sua conexão com a internet.

O PING, sigla para Packet Internet Network Groper, ou localizador de pacotes na rede de internet em português, está relacionado a um comando disponível em quase todos os sistemas operacionais. Com ele, você consegue analisar o tempo de envio de um pacote de dados e de resposta entre máquinas que estejam conectadas em uma mesma rede.

Ele é peça fundamental pra avaliar a qualidade da infraestrutura das redes e é muito importante para a constante checagem de funcionamento e observação de melhorias.

Funciona assim: O PING envia o resultado da avaliação que é feita em uma unidade de tempo, normalmente de alguns milissegundos. Assim, quanto maior for o valor do PING, mais lenta será a transmissão de dados no meio daquela rede e mais difícil vai ser para sincronizar as informações em tempo real. Isso pode demonstrar o motivo pelo qual a sua conexão com a internet pode estar lenta, por exemplo.

Então, podemos dizer que o PING tem a função de avaliar a conexão da rede com equipamentos internos na sua casa ou empresa, como impressoras, computadores, celulares e a conexão com servidores de internet ou endereços de determinados sites, analisando o tempo do intervalo da resposta entre as máquinas.

O seu objetivo, então, é conferir se todos os equipamentos estão realmente conectados e responsivos aos comandos, como também marcar a real velocidade de transmissão de dados na internet.

Algumas ações podem ajudar a estabilizar o PING, como:

  • Utilizar uma aplicação por vez para os games online e evitar deixar alguns aplicativos abertos;
  • Evitar horários de pico, pois há muitos usuários conectados à rede simultaneamente e isso pode diminuir a qualidade da conexão da internet;
  • Resetar o modem e o roteador, já que, às vezes, é uma solução para diminuir o valor do PING.

Conhecer mais sobre a tecnologia que usamos, pode ser de grande ajuda para ter uma experiência melhor com nossa conexão. Esse conhecimento pode ser um bônus quando se tem uma Internet Ultrarrápida em casa.

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação