Domine o home office: dicas para não se distrair no trabalho remoto

Trabalhar em casa exige foco e disciplina. Confira nossas dicas para manter a concentração e aumentar a produtividade do seu trabalho no home office.

Seja por necessidade ou oportunidade, muitas pessoas tiveram que adotar o home office como parte do seu dia a dia. Trabalhar em casa, no entanto, pode não ser tão fácil quanto parece. 

Leia mais: Trabalho em home office: ferramentas para aumentar a produtividade em casa

Leia mais: Conheça dicas valiosas para montar o seu home office!

Isso porque as distrações são inúmeras, e manter a concentração e o foco torna-se uma missão difícil. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas e ações que podem ajudar no trabalho remoto:

5 ações para não se distrair no home office:

  1. Gerencie notificações;
  2. Limite o uso de aplicativos;
  3. Organize seu tempo;
  4. Crie lista de atividades;
  5. Mantenha a concentração.

Gerencie as notificações

Tem dias que você acorda no gás, cheio de energia para produzir muito, mas as notificações do seu celular insistem em atrapalhar. Mensagens do WhatsApp, e-mails chegando, promoções de cupom do iFood…

Mas saiba que é possível controlar e até mesmo silenciar essas notificações. Basta entrar nas configurações do seu celular, seja ele iOS ou Android, e reduza as notificações que recebe de determinado aplicativo.

Limite o uso de aplicativos

Confessa para mim, mas quem nunca pegou o celular durante o trabalho para dar aquela olhada no Instagram e acabou perdendo alguns minutos rolando o feed ou assistindo os stories? Acontece com muita gente. 

Atualmente existem formas para te ajudar a diminuir o tempo de uso de certos aplicativos, em especial as redes sociais.

Para o Android, existe o Bem Estar Digital; enquanto que para o iPhone, tem o Tempo de Uso. Ambos regulam o tempo que você pode gastar em cada app de acordo com suas preferências.

Organize seu tempo

Definir prazos para cada tarefa e atividade também é muito importante para manter o foco nas entregas do seu dia.

Portanto, para manter seus prazos em dia, é muito útil definir um tempo no seu relógio ou buscar apps que ajudam nesse processo. 

Na internet, atualmente, há incontáveis aplicativos que te ajudam com esse problema. Procure um que tenha funcionalidades que se adaptem à sua rotina.

Crie listas de atividades

Ao organizar suas atividades de forma visual, escrevendo-as, torna-se mais fácil ter uma visão geral do que precisa ser entregue. 

Então não deixe de criar listas, porque ela é uma estratégia eficaz para quem está trabalhando remotamente.

Mantenha a concentração

TV, cachorro, filhos, pet, obra do vizinho… A lista de distrações são enormes. E como foi dito no início do texto, trabalhar em casa exige disciplina e foco.

Para te ajudar na questão de foco, o aplicativo Forest é uma super indicação. O app funciona da seguinte forma: ao baixá-lo, você “planta uma árvore” e define o tempo necessário para que ela cresça. Durante esse período, se tentar abrir outro app, a árvore morre.

Embora a árvore seja apenas algo simbólico, a ideia de “derrubar” uma árvore talvez ajude a manter o foco no trabalho e nas entregas. 

Com determinação, foco e muita vontade, o home office pode trazer muitos benefícios para você e sua empresa. Mas sem uma internet de confiança, tudo vai por água abaixo. Por isso, troque sua conexão hoje mesmo pela internet ultrarrápida da Loga.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação