Reiniciar o modem pode ser solução eficaz para problemas com a internet

Se sua internet caiu ou está lenta, reiniciar o modem pode ser útil para restaurar o sinal de Wi-Fi que chega na sua casa

A sua internet caiu ou está lenta? Reiniciar o modem pode ser uma solução eficaz para restaurar o sinal de Wi-Fi em sua casa.

Se você já enfrentou problemas com a sua conexão de internet, provavelmente já ouviu a recomendação do suporte técnico para resetar o modem da sua residência.

Isso pode parecer só uma sugestão técnica, mas, na verdade, é que desligar e ligar novamente o modem pode, de fato, ajudar a resolver problemas de conexão.

E duas são as situações em que a ação de reiniciar o modem pode ser particularmente útil:

  • Internet travando;
  • Internet lenta.

Internet travando

Se a sua internet caiu ou parou de funcionar de modo correto, isso pode ser resultado de instabilidades na rota que leva o tráfego do cliente até o concentrador, onde as credenciais de acesso do cliente são autenticadas.

De acordo com Renato Souza, Especialista em Tecnologia da Loga Internet, essa autenticação é crucial para garantir o acesso exclusivo do cliente à internet da Loga pela rede de fibra óptica.

“Às vezes, devido a essas instabilidades, a sessão do cliente pode ficar congelada no concentrador, mesmo que não esteja funcionando. Como o acesso é exclusivo e já existe uma congelada, qualquer tentativa adicional de login é negada. O reinício do modem interrompe o tráfego, encerrando a sessão congelada e permitindo uma nova autenticação automática”, explica.

Internet lenta

Como mencionamos no nosso artigo “Como funciona o sinal de Wi-Fi”, o sinal da Loga atravessa um ambiente repleto de interferências de outras redes.

“Em um condomínio, é comum encontrar até 100 redes diferentes chegando a um único apartamento. Mesmo que a maioria delas seja protegida por senhas, as redes ainda podem interferir umas nas outras, especialmente quando todos estão em casa usando a internet. Ao desligar e ligar o modem, você aciona um sistema que procura um canal com menos interferência para otimizar a conexão Wi-Fi”, acrescenta Renato.

Para quem usa a internet por Wi-Fi, pode haver alguns obstáculos, mas algumas dicas simples podem ajudar a resolver essas questões.

Escolher uma internet 100% fibra óptica é um dos primeiros passos para garantir uma conexão mais confiável em sua residência.

Gostou do conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação