A Alexa, assistente virtual da Amazon, tornou-se o item favorito entre os amantes de tecnologia e inovação. Mais ainda para aqueles que buscam automatizar suas casas através da Internet das Coisas.
Leia mais: Casa inteligente: como deixar o seu lar conectado
Leia mais: Google Home: tudo que você precisa saber sobre esse app inteligente do Google
Desde tarefas simples até integrações com dispositivos como lâmpadas e eletrodomésticos, a Alexa se destaca como uma valiosa aliada para os seus usuários.
Mas o que é a Alexa?
Lançada em 2014 junto com o Echo, o primeiro dispositivo de som inteligente da Amazon, a Alexa diferencia-se da Siri, Google Assistente e Cortana ao focar desde o início em atender às necessidades diárias dos usuários, especialmente quando se trata de compras na loja.
Como assistente conversacional, a Alexa pode compreender comandos por voz contextualizados até certo ponto, realizando tarefas simples, como:
- Configurar alarmes;
- Fornecer informações sobre o trânsito
- Previsão do tempo;
- Playlists musicais;
- Podcasts.
Como funciona?
Após configurar uma ou mais vozes em sua Alexa, basta começar os comandos com a palavra de ativação. Os microfones permanecem atentos para captar qualquer comando do usuário.
Portanto, ao pronunciar a palavra de ativação, é só seguir com a solicitação. Como, por exemplo: “Alexa, defina um alarme para às 20h”.
As solicitações são registradas e enviadas aos servidores da Amazon, sendo posteriormente devolvidas ao usuário de forma rápida.
As funções
A Alexa pode interagir com dispositivos conectados à internet, permitindo integrações com:
- Geladeiras;
- Lâmpadas inteligentes;
- Micro-ondas;
- Fechaduras;
- Termostatos;
- Controles remotos;
- TVs;
- Sensores de movimento;
- Interruptores.
Além disso, é possível configurar a Alexa para efetuar compras, seja no site da Amazon ou em outras plataformas como Domino’s Pizza e iFood. Basta encontrar a configuração adequada.
Além das configurações convencionais, a Alexa também responde a comandos mais descontraídos para entreter aqueles ao redor:
- Alexa, conte uma piada;
- Alexa, me conte uma curiosidade sobre Game Of Thrones;
- Alexa, como se diz “eu te amo” em francês?;
- Alexa, qual a distância da Terra à Lua?;
- Alexa, quando é o próximo jogo do Vasco?
Como você pode ver, o futuro aponta para um mundo cada vez mais conectado. As assistentes virtuais, como a Alexa, estão destinadas a se tornar uma parte vital do nosso dia a dia.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.