Os assistentes virtuais estão ficando cada vez mais populares e conquistando espaço nas casas, tornando mais inteligentes, como Alexa e Siri. Conheça outros assistentes populares no mundo da Internet das Coisas.
Os assistentes virtuais estão ficando cada vez mais populares e conquistando espaço nas casas, sejam nos próprios celulares ou em aparelhos próprios. Ajudam na rotina, facilitam com respostas rápidas, além das vantagens das integrações possíveis com diferentes dispositivos.
Quando se fala em uma casa automatizada, colocando em prática a Internet das Coisas, já lembramos de alguns exemplos como Alexa, Siri e o Assistente do Google. Mas sabia que os assistentes virtuais estão mais presentes no nosso dia a dia do que podemos imaginar?
Vamos falar sobre alguns assistentes mais conhecidos:
Assistente virtual da Apple, a Siri foi uma das primeiras assistentes virtuais a se destacar no mundo. O usuário pode explorar os recursos dos dispositivos por comando de voz com algumas funções básicas como pedir para ela abrir aplicativos, enviar mensagens aos contatos, fazer ligações, ativar alarmes, ativar lembretes, entre outras.
Mas, além das funções básicas, a Siri se diferencia por ser uma das primeiras assistentes de forma humanizada e engraçada. As interações vão além das atividades esperadas porque, além de tudo, ela pode manter uma conversa com o usuário, canta e conta piadas. É restrita aos dispositivos Apple, podendo ser usada no iPhone, MacBook, iPad, Apple Watch, HomePod, etc.
Uma das queridinhas para aqueles que buscam automatizar sua casa, a Alexa é a assistente virtual da Amazon. Ela nasceu com o foco de atender o usuário nas tarefas do dia a dia, podendo executar algumas tarefas como criar lembretes, configurar alarmes e informar a previsão do tempo. O APP, disponível para download, possibilita o uso além dos dispositivos Amazon, tornando a experiência ainda mais acessível.
Ela é considerada uma das melhores assistentes virtuais para o uso doméstico porque se comporta mais como uma amiga do usuário do que um robô, além das diversas interações possíveis que facilitam a rotina da casa como tocar uma playlist, ligar e desligar a TV, pesquisar uma receita na internet, entre outras funções.
A Bixby, assistente virtual da Samsung, tem ganhado espaço recentemente e fazendo sucesso pois é capaz memorizar o comportamento do usuário e recomendar algumas rotinas de acordo com a preferência dele. Entre as funções básicas estão pesquisas rápidas, pular músicas, digitar frases inteiras por comando de voz e configurar alarmes.
Além desses recursos, a Bixby também permite traduzir textos através de fotos, identificar pontos turísticos utilizando a câmera, descrever imagens e identificar cores e cenas, um excelente recurso de acessibilidade chamado Bixby Visão. Ela também possui integração com a loja de e-commerce na Samsung, facilitando compras por comando de voz.
A famosa tecnologia de Assistente Virtual do Google também tem muitas funções interessantes e tem conquistado cada vez mais fãs. Esse assistente também vem para facilitar as tarefas do dia a dia, como fazer pesquisas, encontrar um lugar diferente para comer, pedir ajuda para comprar algo. Apesar de ser fruto do buscador mais famoso, o Google, suas funções vão além disso, permitindo criar lembretes de compromissos, mandar e-mails e mensagens.
Claro que o assistente também tem evoluído como é esperado e se destacado com sua humanização. Além das funções já citadas, ele também conta piadas e ajuda com sugestões de jogos online, por exemplo. É uma boa dica para a automatização, já que ele pode ser integrado com diferentes dispositivos para controlar e tornar sua casa inteligente.
Clique aqui e conheça um dos dispositivos do Google, o Google Nest Mini.
O futuro já está aí, possibilitando acessibilidade e facilidade nas tarefas da nossa rotina com os assistentes virtuais. Uma boa dica para melhorar a produtividade no home-office ou uma ajuda extra na hora de fazer uma receita, por exemplo. E você quer continuar conectado nesse mundo tecnológico?