Startups capixabas apresentam soluções inovadoras e sustentáveis no mercado de trabalho regional e nacional, propondo novos modelos de negócios. O Espírito Santo tem atraído muitos olhares para inovar, investir e empreender.
Também conhecidas como “Unicórnios”, termo popular para designar startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares, essas empresas estão consolidando uma verdadeira revolução na forma de empreender.
Há muitos unicórnios brasileiros que são referência em diversos setores, como C6 Bank, Dengo, Kovi, entre outras. O Brasil se classifica entre os 10 países com o maior número de startups avaliadas acima de US$1 bi.
O Espírito Santo não fica para traz no quesito de inovar e revolucionar o mercado de trabalho. Por exemplo, a Loga que surgiu com a ideia de uma startup inovadora.
De acordo com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), startup é um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza.
Startup é um conceito muito abrangente e que sempre envolve outros conceitos ligados a inovação, tecnologia e empreendedorismo. São novos modelos de negócios que colaboraram com uma nova visão e mudança no mercado de trabalho, gerando valor e propondo soluções inovadoras para lacunas no mercado de trabalho.
Sabia que no Espírito Santo tem empresa que já vale milhões? Sim, esse é o caso da startup capixaba, wepipe, que passou a valer R$ 2 milhões no primeiro mês de operação.
O wepipe é uma startup capixaba que facilita a gestão e os processos de outras empresas. Com uma plataforma online, a wepipe ajuda a padronizar, otimizar e acompanhar os resultados nos processos internos através de um software.
O ES também conta com uma startup especialista em desenvolvimento de ferramentas e soluções objetivas para medir e melhorar processos industriais: a Mogai, que desenvolveu soluções para clientes como Arcelor Mittal, Vale, Petrobras, entre outras.
Conheça startups capixabas que revolucionam
Agrai – marketplace de orgânicos focado em dados. Tem o objetivo de conectar compradores de frutas, legumes e verduras orgânicos às famílias produtoras.
BeHappier – plataforma para ensinar felicidade aos colaboradores de empresas, promovendo hábitos que podem levar a uma vida mais feliz e consequentemente mais produtiva.
Conta Café – plataforma para lojistas e compradores de café́ com todo o processo de gestão, compra e venda originado em barter, modalidade comercial similar ao escambo em que produtores de cafés podem trocar sua produção por insumos.
DestineJá – startup com solução inovadora que otimiza, automatiza e reduz custos em gestão de resíduos.
Diamond Bigger – resolve as dores de empresas que lidam com grandes estoques, com predição de demanda, controle de bens e otimização de rotas.
Go Home – criou um software que ajuda hospitais a evitar internações desnecessárias.
MentalPro – o objetivo da startup é cuidar das pessoas de uma forma mais eficiente.
Mwova – plataforma disponibiliza ferramentas de gestão financeira e integração contábil que buscam aumentar o acesso de agricultores ao crédito.
Tecnolokid – voltada para a educação tecnológica, a startup oferece uma conta com plataforma digital oferecendo disciplinas de tecnologia, inovação e empreendedorismo para alunos do ensino básico de 6 a 18 anos.