Startups capixabas estão transformando o mercado com soluções inovadoras e sustentáveis no ecossistema de trabalho regional e nacional, propondo novos modelos de negócios. O Espírito Santo tem atraído muitos olhares para inovar, investir e empreender.
Leia mais: Mulheres são referências em liderança, empreendedorismo e negócios
Leia mais: Loga marca presença na 5ª edição do Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab
Também conhecidas como “unicórnios”, termo popular que se refere a startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares, essas empresas estão consolidando uma verdadeira revolução na forma de empreender.
Há muitos unicórnios brasileiros que são referência em diversos setores, como, por exemplo:
- C6 Bank;
- Dengo;
- Kovi.
O Brasil se classifica entre os 10 países com o maior número de startups avaliadas acima de US$1 bi.
O Espírito Santo não fica para trás no quesito de inovar e revolucionar o mercado de trabalho. A Loga, por exemplo, surgiu com a ideia de uma startup inovadora.
Mas, afinal, o que é uma startup?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), startup é um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerta.
Startup é um conceito muito abrangente e que sempre envolve outros conceitos ligados à inovação, tecnologia e empreendedorismo.
São novos modelos de negócios que colaboram com uma nova visão e mudança no mercado de trabalho, gerando valor e propondo soluções inovadoras para lacunas no mercado de trabalho.
Startups capixabas que já valem milhões
Sabia que no Espírito Santo tem empresa que já vale milhões? Sim, esse é o caso da startup capixaba wepipe, que passou a valer R$ 2 milhões no primeiro mês de operação.
O wepipe é uma startup capixaba que facilita a gestão e os processos de outras empresas. Com uma plataforma online, a wepipe ajuda a padronizar, otimizar e acompanhar os resultados nos processos internos através de um software.
O ES também conta com uma startup especialista em desenvolvimento de ferramentas e soluções objetivas para medir e melhorar processos industriais: a Mogai, que desenvolveu soluções para clientes como ArcelorMittal, Vale e Petrobras.
Startups capixabas que estão transformando o mercado:
- Agrai: marketplace de orgânicos focado em dados. Tem o objetivo de conectar compradores de frutas, legumes e verduras orgânicas às famílias produtoras;
- BeHappier: plataforma para ensinar felicidade aos colaboradores de empresas, promovendo hábitos que podem levar a uma vida mais feliz e, consequentemente, mais produtiva;
- Conta Café: plataforma para lojistas e compradores de café com todo o processo de gestão, compra e venda originado em barter, modalidade comercial similar ao escambo em que produtores de café podem trocar sua produção por insumos;
- DestineJá: startup com solução inovadora que otimiza, automatiza e reduz custos em gestão de resíduos;
- Diamond Bigger: resolve as dores de empresas que lidam com grandes estoques, com predição de demanda, controle de bens e otimização de rotas;
- Go Home: possui um software que ajuda hospitais a evitar internações desnecessárias;
- MentalPro: o objetivo da startup é cuidar das pessoas de uma forma mais eficaz;
- Mwova: plataforma disponibiliza ferramentas de gestão financeira e integração contábil que buscam aumentar o acesso de agricultores ao crédito;
- Tecnolokid: voltada para a educação tecnológica, a startup oferece uma conta com plataforma digital oferecendo disciplinas de tecnologia, inovação e empreendedorismo para alunos do ensino básico de 6 a 18 anos.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.