A terapia ainda enfrenta certo preconceito no Brasil, afastando muitas pessoas que procuram ajuda dos consultórios psicológicos devido a julgamentos.
Leia mais: Saúde mental e a internet: as redes sociais podem ser positivas?
Leia mais: Desvendando o cyberbullying: como o ambiente digital pode afetar os jovens
No entanto, a internet tem sido capaz de mudar esse quadro, conectando aqueles que precisam de ajuda a profissionais capacitados. E este mês é especial para discutir esse tema: estamos falando do Setembro Amarelo.
O que é o Setembro Amarelo?
Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês de setembro foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que ocorre em 10 de setembro e é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, com o co-patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante todo o mês, diversas ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e destacar os centros de ajuda disponíveis.
Atendimento online
Desde 2012, o Conselho Federal de Psicologia permite que terapias sejam realizadas virtualmente. Em novembro de 2018, foi publicada uma nova resolução ampliando as chances de oferta de serviços de psicologia por meio de tecnologias da informação e comunicação.
Alguns consultórios disponibilizam atendimento por vídeo via WhatsApp, enquanto outros usam plataformas específicas para atendimento online.
Ao buscar por um terapeuta na Internet, é importante certificar-se de que o profissional está cadastrado no Cadastro Nacional de Psicólogos, do Conselho Federal de Psicologia.
Aplicativos que podem ajudar
Embora não substituam um atendimento com um profissional, alguns aplicativos podem ser aliados úteis para situações comuns do dia a dia. Para quem enfrenta dificuldades em controlar a ansiedade, o aplicativo “Querida Ansiedade” é bastante útil, oferecendo vídeos, textos e dicas para ajudar o usuário a entender o que está sentindo.
Já o aplicativo “Cíngulo” é tido como um dos mais inovadores e acessíveis para ajudar no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional, contando com avaliações pessoais, diário emocional e técnicas para lidar com pequenas crises.
Por fim, o aplicativo “Gratidão” é ótimo para mostrar ao usuário as coisas boas que acontecem e muitas vezes passam despercebidas. Com uma interface simples, ele permite escrever diariamente uma nova razão para se sentir grato.
É importante ressaltar que esses aplicativos não substituem um tratamento com profissionais especializados, mas podem ser complementos valiosos para aqueles que estão em busca de ajuda.
O Setembro Amarelo serve como um lembrete de que a saúde mental deve ser cuidada e compreendida, e a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.