No blog, vamos conhecer novas ferramentas de mídia e tecnologia que as empresas estão usando para promover ainda mais os seus trabalhos, serviços e produtos.
Sabe aquele negócio de algoritmo do Instagram? Que ao pesquisar ou citar o nome de algum produto, você ficando vendo um monte de fotos da mesma coisa. Chega até cansar nossa visão.
É por aí mesmo!
As grandes marcas têm muito interesse em te alcançar, sim! Elas querem que fiquemos conectados com elas em todo o tempo.
Por isso, toda essa mudança e trabalho para divulgar e influenciar os consumidores faz com que surja uma nova era da mídia, e a tecnologia é a aliada dela.
Vem com a gente, que vamos te colocar em dia sobre essa pauta!
Entendendo a Mídia
Ao pesquisarmos o conceito de Mídia, podemos encontrar esse significado:
substantivo feminino
1.COMUNICAÇÃO
todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas [abrangem esses meios o rádio, o cinema, a televisão, a imprensa, os satélites de comunicações, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação etc.].
É isso mesmo! Os jornais, rádios, outdoor, redes sociais são os meios de comunicação (divulgação da informação) da Mídia.
Então, é algo que estamos vendo diariamente em nosso dia a dia. Chegam a ser coisas comuns para nós.
Dois tipos de mídia: Offline e On-line
Em alguns estudos, podemos encontrar determinados tipos mídia, trazendo conceitos mais profundos. Mas aqui vamos falar de dois conceitos que são os mais básicos: Offline e On-line.
É importante conhecê-los um pouco melhor, para podermos ir à frente.
Offline
A mídia offline também é chamada de tradicional, por ser a primeira utilizada ao longo do tempo. Ela envolve todos os meios que não adotam a internet (embora não signifique que não usem a tecnologia). A televisão, o rádio, os jornais e as revistas impressas são alguns dos principais exemplos desses meios.
On-line (Digital)
Aqui você pode encontrar a mídia On-line, que também pode ser chamada de digital (não estranhe isso).
Já a versão digital está relacionada à conexão e ao uso amplo da tecnologia. É cada vez mais utilizada atualmente, já que estamos em plena era de transformações digitais. Entre as possibilidades, há os sites, os blogs, os jornais e as revistas digitais e, é claro, as redes sociais.
A Mídia e tecnologia
A diretora executiva da Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), Andrea Weiss explicou que ao falar ou pensar ações de estratégias das marcas dentro da mídia, precisamos pensar em tecnologia e como ela está sendo usada.
“Vivemos uma evolução constante no Out of Home [OOH], não podemos voltar para trás. Conhecer, analisar e executar os dados do público. Precisamos analisar a jornada do consumidor. A gente quer surpreender o cliente e o público de todas as formas. Queremos entregar encantamento, esse é o nosso maior desafio. Mas isso não nos impede de conversar com o público”, disse a diretora executiva da ABOOH.
Out of Home (OOH) e Digital Out of Home (DOOH)
Mas o que é isso que a diretora executiva da ABOOH está falando?
Out of Home (OOH)
O principal objetivo da mídia Out of Home é alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições. Podemos definir a mídia Out of Home, então, como o conjunto de mensagens capazes de atingir o consumidor fora de suas casas.
O exemplo mais icônico da OOH é a Times Square. A famosa intersecção comercial de Nova York já abriga mais de 50 painéis digitais funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o preço de exibição para cada polegada quadrada neles não sai por menos de 5 mil dólares ao mês.
Formatos tradicionais do Out of Home (OOH)
- Outdoor
- Pôsteres
- Backlight
- Frontlight
- Backbus ou busdoor
Digital Out of Home (DOOH)
O Digital Out of Home (DOOH) é uma pequena variação da OOH que descreve o uso de monitores digitais para exibição dos anúncios. Segundo uma pesquisa Global Digital Out of Home Market, até 2022, esse mercado deve ultrapassar os 5 bilhões de dólares.
De acordo com Andrea Weiss, no OOH os painéis em avenidas e nas ruas eram estáticos, com o DOOH a tecnologia promoveu uma interação em tempo real entre o público e a mídia.
“As marcas têm mais intimidade com os consumidores. Hoje elas são mais engajadoras, chegam mais rápido na conversão. Ousadia, pensar disruptivo, criatividade e tecnologia, essas são as atitudes que impulsionam a evolução do OOH”, acrescentou a diretoria executiva.
Personalização do cliente
Para o Business Director da SmartHint e CEO da Rocket Invest, Rodrigo Schiavini personalização faz parte da nova era da mídia.
“Hoje temos condições de levar o melhor produto, para a melhor pessoa, no melhor momento por causa da personalização que a tecnologia dá. São os canais que se comunicam com o que o público tem interesse. Especializar cada vez mais o atendimento com o cliente, este é o novo momento”, disse Schiavini.
Segundo ele, a personalização do cliente, ou seja do consumidor, é o que vai definir uma boa estratégia e garantir um bom resultado.
Hoje podemos entender, de forma mais detalhada, o consumidor. Saber muito mais do que nome, idade, endereço, as informações básicas. Podemos conhecer os interesses, costumes, sermos quase que melhores amigos. E para isso temos que desenvolver e melhorar o nosso trabalho.
“Escrita, voz e imagem são os 3 canais de comunicação com o cliente. Atender o cliente nos formatos que ele quer. Personalização: Comportamento, fonética, velocidade e reconhecimento”, concluiu Schiavini.