A união da arte e inteligência artificial: a revolução artística

Veja como a tecnologia está redefinindo a criatividade e inspirando um novo capítulo na expressão artística, com a parceria entre a arte e a inteligência artificial

Já imaginou o renomado pintor Vincent van Gogh incorporando a inteligência artificial (IA) em suas obras? A tecnologia nos possibilita criar algo completamente novo, e a sensação do momento é a fusão da arte e inteligência artificial, resultando em verdadeiras obras-primas.

Leia mais: Interner e educação: a transformação do aprendizado na era digital

Leia mais: Explorando os benefícios da rede mesh: a revolução da conectividade

Acredita-se que esse avanço tecnológico já tenha causado impacto no universo das artes. Mas, para compreender melhor essa revolução, é fundamental entender os fundamentos.

O que é inteligência artificial (IA)?

Quando adentramos o território intelectual, podemos definir a inteligência artificial como a capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de maneira considerada inteligente.

A TOTVS esclarece que as IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, permitindo que ampliem seus conhecimentos.

História da inteligência artificial e arte

Recentemente, imagens geradas por ferramentas de inteligência artificial proliferaram pela internet.

Esse movimento ganhou tanta força que algumas plataformas de arte online decidiram restringir seu uso, visando preservar o espaço para obras digitais criadas por artistas humanos. 

Estamos diante de uma espécie de embate entre humanos e máquinas. Embora haja uma longa discussão sobre o tema, abordamos esse assunto para contextualizar a tendência.

Trend do momento no TikTok

O TikTok introduziu o efeito “AI greenscreen”, que usa inteligência artificial para criar ilustrações com base em simples comandos de texto.

Agora, basta digitar o que você deseja ver na arte e aguardar enquanto a plataforma desenvolve o desenho.

Até onde você acredita que a arte pode chegar? Uma certeza temos: a inteligência artificial veio para transformar profundamente o nosso mundo.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação