Nova era da mídia: tecnologia é a ferramenta chave para o sucesso

Vamos conhecer novas ferramentas de mídia e tecnologia que as empresas estão usando para promover ainda mais os seus trabalhos, serviços e produtos.

No blog, vamos conhecer novas ferramentas de mídia e tecnologia que as empresas estão usando para promover ainda mais os seus trabalhos, serviços e produtos.

Sabe aquele negócio de algoritmo do Instagram? Que ao pesquisar ou citar o nome de algum produto, você ficando vendo um monte de fotos da mesma coisa. Chega até cansar nossa visão.

É por aí mesmo!

As grandes marcas têm muito interesse em te alcançar, sim! Elas querem que fiquemos conectados com elas em todo o tempo.

Por isso, toda essa mudança e trabalho para divulgar e influenciar os consumidores faz com que surja uma nova era da mídia, e a tecnologia é a aliada dela.

Vem com a gente, que vamos te colocar em dia sobre essa pauta!

Entendendo a Mídia

Ao pesquisarmos o conceito de Mídia, podemos encontrar esse significado:

substantivo feminino

1.COMUNICAÇÃO

todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas [abrangem esses meios o rádio, o cinema, a televisão, a imprensa, os satélites de comunicações, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação etc.].

É isso mesmo! Os jornais, rádios, outdoor, redes sociais são os meios de comunicação (divulgação da informação) da Mídia.

Então, é algo que estamos vendo diariamente em nosso dia a dia. Chegam a ser coisas comuns para nós.

Dois tipos de mídia: Offline e On-line

Em alguns estudos, podemos encontrar determinados tipos mídia, trazendo conceitos mais profundos. Mas aqui vamos falar de dois conceitos que são os mais básicos: Offline e On-line.

É importante conhecê-los um pouco melhor, para podermos ir à frente.

Offline

A mídia offline também é chamada de tradicional, por ser a primeira utilizada ao longo do tempo. Ela envolve todos os meios que não adotam a internet (embora não signifique que não usem a tecnologia). A televisão, o rádio, os jornais e as revistas impressas são alguns dos principais exemplos desses meios.

On-line (Digital)

Aqui você pode encontrar a mídia On-line, que também pode ser chamada de digital (não estranhe isso).

Já a versão digital está relacionada à conexão e ao uso amplo da tecnologia. É cada vez mais utilizada atualmente, já que estamos em plena era de transformações digitais. Entre as possibilidades, há os sites, os blogs, os jornais e as revistas digitais e, é claro, as redes sociais.

A Mídia e tecnologia

A diretora executiva da Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), Andrea Weiss explicou que ao falar ou pensar ações de estratégias das marcas dentro da mídia, precisamos pensar em tecnologia e como ela está sendo usada.

“Vivemos uma evolução constante no Out of Home [OOH], não podemos voltar para trás. Conhecer, analisar e executar os dados do público. Precisamos analisar a jornada do consumidor. A gente quer surpreender o cliente e o público de todas as formas. Queremos entregar encantamento, esse é o nosso maior desafio. Mas isso não nos impede de conversar com o público”, disse a diretora executiva da ABOOH.

Out of Home (OOH) e Digital Out of Home (DOOH)

Mas o que é isso que a diretora executiva da ABOOH está falando?

Out of Home (OOH)

O principal objetivo da mídia Out of Home é alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições. Podemos definir a mídia Out of Home, então, como o conjunto de mensagens capazes de atingir o consumidor fora de suas casas.

O exemplo mais icônico da OOH é a Times Square. A famosa intersecção comercial de Nova York já abriga mais de 50 painéis digitais funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o preço de exibição para cada polegada quadrada neles não sai por menos de 5 mil dólares ao mês.

Formatos tradicionais do Out of Home (OOH)

  • Outdoor
  • Pôsteres
  • Backlight
  • Frontlight
  • Backbus ou busdoor

Digital Out of Home (DOOH)

O Digital Out of Home (DOOH) é uma pequena variação da OOH que descreve o uso de monitores digitais para exibição dos anúncios. Segundo uma pesquisa Global Digital Out of Home Market, até 2022, esse mercado deve ultrapassar os 5 bilhões de dólares.

De acordo com Andrea Weiss, no OOH os painéis em avenidas e nas ruas eram estáticos, com o DOOH a tecnologia promoveu uma interação em tempo real entre o público e a mídia.

“As marcas têm mais intimidade com os consumidores. Hoje elas são mais engajadoras, chegam mais rápido na conversão. Ousadia, pensar disruptivo, criatividade e tecnologia, essas são as atitudes que impulsionam a evolução do OOH”, acrescentou a diretoria executiva.

Business Director da SmartHint e CEO da Rocket Invest, Rodrigo Schiavini
Business Director da SmartHint e CEO da Rocket Invest, Rodrigo Schiavini
Personalização do cliente

Para o Business Director da SmartHint e CEO da Rocket Invest, Rodrigo Schiavini personalização faz parte da nova era da mídia.

“Hoje temos condições de levar o melhor produto, para a melhor pessoa, no melhor momento por causa da personalização que a tecnologia dá. São os canais que se comunicam com o que o público tem interesse. Especializar cada vez mais o atendimento com o cliente, este é o novo momento”, disse Schiavini.

Segundo ele, a personalização do cliente, ou seja do consumidor, é o que vai definir uma boa estratégia e garantir um bom resultado.

Hoje podemos entender, de forma mais detalhada, o consumidor. Saber muito mais do que nome, idade, endereço, as informações básicas. Podemos conhecer os interesses, costumes, sermos quase que melhores amigos. E para isso temos que desenvolver e melhorar o nosso trabalho.

“Escrita, voz e imagem são os 3 canais de comunicação com o cliente. Atender o cliente nos formatos que ele quer. Personalização: Comportamento, fonética, velocidade e reconhecimento”, concluiu Schiavini.

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