Assistente virtual da Amazon, a Alexa é uma das queridinhas pra quem gosta de tecnologia e busca uma casa cada vez mais conectada

Uma das queridinhas pra quem gosta de tecnologia, a Alexa é a assistente virtual da gigante Amazon. Para quem busca automatizar a casa, investindo na tão falada Internet das Coisas, ela é uma das mais requisitadas.

De tarefas simples à integrações com lâmpadas e eletrodomésticos, a Alexa pode ser uma grande aliada para os usuários.

Vem saber um pouco mais sobre a tecnologia.

Introduzida em 2014 junto com o Echo, a primeira caixa de som inteligente da Amazon, a Alexa tem o diferencial em relação à Siri, Google Assistente e Cortana, de já nascer com foco em atender o usuário nas tarefas do dia a dia, principalmente se forem compras na loja.

Por ser uma assistente conversacional, a Alexa é capaz de entender comandos por voz com contexto, até certo ponto, e executar tarefas simples, como configurar alarmes, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, tocar uma playlist de músicas ou reproduzir podcasts.

Depois de configurar uma ou mais vozes em sua Alexa, basta iniciar os comandos pela palavra de ativação. Assim, os microfones ficam sempre atentos para ouvir se o usuário vai executar um comando.

Quando a palavra de ativação é dita, é só continuar com a solicitação. Exemplo:

Alexa, defina um alarme para as 20h.

As solicitações são gravadas e enviadas para os servidores da Amazon e, depois, devolvidos ao usuário. Tudo rapidinho, claro.

 

A Alexa pode pode interagir com dispositivos que estejam conectados à Internet. Você pode fazer a integração da sua com geladeiras, lâmpadas inteligentes, microondas, fechaduras, termostatos, controles remotos, TVs, sensores de movimento, interruptores e etc.

Além disso, é possível configurar a Alexa para fazer pedidos de compras, no site da Amazon ou em outras redes como Domino’s Pizza, iFood e outros. Basta encontrar a configuração correta.

Além das configurações comuns, a Alexa também responde a comandos menos ‘úteis’, digamos assim. Para divertir quem estiver por perto, você pode solicitar para a assistente virtual coisas como:

  • Alexa, conte uma piada;
  • Alexa, me conte uma curiosidade sobre Game of Thrones;
  • Alexa, como se diz “eu te amo” em francês?
  • Alexa, qual a distância da Terra à Lua?
  • Alexa, quando é o próximo jogo do Flamengo?

 

O futuro mostra que será cada vez mais conectado. As assistentes virtuais, como a Alexa, tendem a virar cada vez mais parte da rotina das casas. E pra se conectar com esse novo mundo, você não pode ter uma Internet antiga, né?

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga