A invenção da fibra óptica: o início da internet de alta velocidade e o seu impacto nas telecomunicações

Conheça a história por trás da invenção da fibra óptica, a tecnologia da internet ultrarrápida da Loga.

A fibra óptica representa a vanguarda da tecnologia para usuários de internet, sendo a escolha ideal para uma conexão rápida e segura.

A Loga, por exemplo, usa 100% de sua tecnologia em fibra óptica, modernizando significativamente o setor de telecomunicações e proporcionando aos usuários uma excelente experiência.

Leia mais: HubLab da Loga: transformando vidas com capacitação em internet por fibra óptica

Leia mais: Explorando os benefícios da rede mesh: a revolução da conectividade

Dessa forma, pensamos em produzir este conteúdo não só para explicar o que é, de fato, essa tecnologia, mas, também, para contarmos um pouco da invenção da fibra óptica.

O que é fibra óptica?

Mas antes de explorarmos a invenção da fibra óptica, é muito importante entender o seu funcionamento.

Construída com camadas de vidro, revestimento de plástico e elementos de proteção, a fibra óptica usa paredes internas para controlar a luz, semelhante ao fluxo de água em um cano.

Os cabos incluem isolamento elétrico, garantindo maior segurança e estabilidade na transmissão de dados

Fibra óptica: o início de tudo

Para entender a fibra óptica como a conhecemos hoje, é fundamental reconhecer os esforços pioneiros de estudiosos e pesquisadores.

No ano de 1870, o físico inglês John Tyndall realizou estudos para provar o princípio de guiamento de luz, marcando os primeiros passos na jornada da fibra óptica.

Porém, apenas oito décadas depois, o tema ressurgiu com o físico Narander Singh Kapany. Em 1952, Kapany realizou estudos que culminaram na invenção da fibra óptica, patenteando sua descoberta.

Embora inicialmente imaginasse aplicações médicas, a fibra óptica logo encontrou seu lugar nas telecomunicações, graças ao físico chinês Charles Kao.

A contribuição de Charles Kao

Em 1966, Charles Kao propôs o uso das fibras ópticas na transmissão de chamadas telefônicas.

Esses cabos, muito menores que os convencionais, destacavam-se pela grande capacidade de transmitir dados a custos reduzidos.

Kao foi muito importante para impulsionar a fibra óptica nas empresas de telecomunicações, inaugurando a era da internet ultrarrápida.

A invenção da fibra óptica é um marco na evolução da tecnologia, transformando a maneira como nos conectamos e comunicamos. 

A partir dos esforços colaborativos de Tyndall, Kapany e Kao, a fibra óptica se tornou indispensável, moldando o futuro das telecomunicações e da internet de alta velocidade.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação