Mais conhecido pelas pessoas que estão acostumadas a jogos online, saber mais sobre o PING pode ser de grande ajuda para entender como sua internet funciona
Mais conhecido por quem já está acostumado com jogos online ou consome muitas plataformas de Streaming, o PING ainda é um mistério para muita gente na internet. Mas aqui vai uma dica: Saber mais sobre essa ferramenta é fundamental pra verificar o estado da sua rede ou as atividades de quaisquer equipamentos que estejam conectados a ela.
Por isso, preparamos esse post informativo pra te ajudar a entender como esse comando pode influenciar a sua conexão com a internet.
O PING, sigla para Packet Internet Network Groper, ou localizador de pacotes na rede de internet em português, está relacionado a um comando disponível em quase todos os sistemas operacionais. Com ele, você consegue analisar o tempo de envio de um pacote de dados e de resposta entre máquinas que estejam conectadas em uma mesma rede.
Ele é peça fundamental pra avaliar a qualidade da infraestrutura das redes e é muito importante para a constante checagem de funcionamento e observação de melhorias.
Funciona assim: O PING envia o resultado da avaliação que é feita em uma unidade de tempo, normalmente de alguns milissegundos. Assim, quanto maior for o valor do PING, mais lenta será a transmissão de dados no meio daquela rede e mais difícil vai ser para sincronizar as informações em tempo real. Isso pode demonstrar o motivo pelo qual a sua conexão com a internet pode estar lenta, por exemplo.
Então, podemos dizer que o PING tem a função de avaliar a conexão da rede com equipamentos internos na sua casa ou empresa, como impressoras, computadores, celulares e a conexão com servidores de internet ou endereços de determinados sites, analisando o tempo do intervalo da resposta entre as máquinas.
O seu objetivo, então, é conferir se todos os equipamentos estão realmente conectados e responsivos aos comandos, como também marcar a real velocidade de transmissão de dados na internet.
Algumas ações podem ajudar a estabilizar o PING, como:
- Utilizar uma aplicação por vez para os games online e evitar deixar alguns aplicativos abertos;
- Evitar horários de pico, pois há muitos usuários conectados à rede simultaneamente e isso pode diminuir a qualidade da conexão da internet;
- Resetar o modem e o roteador, já que, às vezes, é uma solução para diminuir o valor do PING.
Conhecer mais sobre a tecnologia que usamos, pode ser de grande ajuda para ter uma experiência melhor com nossa conexão. Esse conhecimento pode ser um bônus quando se tem uma Internet Ultrarrápida em casa.