Neste artigo, vamos desvendar alguns mistérios sobre o mundo das NFTs e sua presença nos cenários de negócios e online.
Leia mais: A união da arte e inteligência artificial: a revolução artística
Leia mais: Web 3.0 e a evolução da internet: o que você precisa entender
Portanto, se você se interessa por criptomoedas, investimentos e está antenado nos temas empresariais, continue lendo o nosso artigo, que você não vai se arrepender. Vem com a gente!
O que, afinal, são NFTs?
Lembra dos famosos Bitcoins (BTC) e Ethereum (ETH)? Esses ativos digitais cativaram muitos investidores do mercado financeiro, movimentando muito, mas muito dinheiro, e frequentemente ganhando holofote na internet.
Mas, primeiro, vamos saber cada termo e conceito desse tema que está sendo muito falado, porém pode ser bem confuso:
- NFT: a sigla em inglês para “non-fungible token” (token não fungível, em português);
- Token: no universo das criptomoedas, representa digitalmente um ativo – seja dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrado em uma blockchain. Por exemplo, ter um token de propriedade significa ter direitos sobre aquele imóvel. Empresários, celebridades e milionários, como o rapper Snoop Dogg, estão entrando nesse universo;
- Bens fungíveis: conforme o Código Civil Brasileiro, são substituíveis por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Exemplo: uma nota de R$100 é fungível, pois pode ser trocada por duas de R$50. Mas a pintura “A Casa Amarela” de Van Gogh não é fungível, sendo única.
Ser um token não fungível significa ser um certificado digital de propriedade visível e autêntico, mas inalterável.
Como comprar NFTs?
Existem diversas plataformas para compra. É necessário possuir fundos suficientes em criptomoedas para adquirir o NFT desejado. Cada marketplace possui características próprias, como:
- OpenSea;
- Binance NFT;
- Rarible;
- Solanart;
- Foundation;
- SuperRare;
- Nifty Gateway;
- 9Block (brasileira).
NFTs têm movimentado o mercado
A plataforma LooksRare, líder em volume de negociações de NFT, revela que muita atividade envolve usuários vendendo tokens para si mesmos para ganhar recompensas em moedas.
Mas existem alguns detalhes: quadros físicos e digitais, músicas, itens de jogos, memes, fotos esportivas, domínios de sites, vídeos e até posts em redes sociais podem se transformar em tokens não fungíveis, ou seja, NFTs.
Tem até país criando NFTs
O Reino Unido planeja lançar seu próprio NFT, buscando se tornar líder em criptomoedas.
Metaverso e NFTs
A expectativa é que as NFTs se tornem a principal forma de negociação no metaverso, com empresas e instituições online adotando esse modelo futuramente.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.