Tudo sobre o Novembro Azul e a prevenção do câncer de próstata

O que é o Novembro Azul e por que ele importa? Saiba como essa campanha mudou a forma como os homens encaram a sua saúde.

O mês de novembro é especialmente dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que afeta milhares de homens em todo o mundo. Durante esse mês, a campanha Novembro Azul se destaca como uma importante iniciativa na luta contra o câncer de próstata.

Aproveitando a importância do tema, vamos abordar neste artigo o que é, de fato, o Novembro Azul, a sua importância na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, sua história e o papel que a internet tem na divulgação das ações da campanha.

O que é o Novembro Azul?

É uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata que teve início em 2003 na Austrália e se espalhou pelo mundo nos anos seguintes. 

Seu objetivo passa por alertar os homens, bem como suas famílias e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

A cor azul foi escolhida como símbolo da campanha devido à sua associação com a masculinidade.

A importância do Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Portanto, o papel de conscientização desempenhado pela campanha é crucial na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Isso porque os homens são incentivados a realizarem os exames regulares – o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal -, que são vitais para o diagnóstico precoce da doença.

Assim como no câncer de mama nas mulheres, responsável pelo Outubro Rosa, o câncer de próstata quanto mais cedo ele for detectado, maiores são as chances de um tratamento eficaz.

História do Novembro Azul

Como já foi dito acima, a campanha teve origem na Austrália, quando alguns amigos decidiram deixar o bigode crescer no mês de novembro como forma de chamar a atenção para a saúde masculina. Dessa forma, o bigode se tornou símbolo da campanha, que ganhou contornos mundiais nos anos seguintes.

Atualmente, o Novembro Azul possui ações por todo o mês, passando por eventos de arrecadação de fundos para apoiar estudos e pesquisas e chegando em ações em prol da saúde masculina.

O papel da internet durante o Novembro Azul

O principal apoio que a internet dá ao Novembro Azul é a divulgação. As redes sociais, sites e blogs permitem que a campanha atinja um público no mundo todo. As pessoas compartilham informações, histórias de superação e conscientização nos seus perfis ou blogs pessoais.

Além disso, as organizações e instituições de saúde e o governo usam a internet como um meio de divulgação de informações sobre a prevenção, sintomas e tratamento contra o câncer de próstata.

O acesso à informação online é um dos motivos pelos quais o Novembro Azul tenha ganhado tanta notoriedade nos últimos anos, tornando-se uma campanha global.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação