A busca por vagas ou recolocação no mercado de trabalho é uma preocupação para muitos brasileiros, por isso vamos te ajudar a como utilizar o LinkedIn para ser uma ferramenta poderosa na hora de montar o seu currículo.
Fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003, o LinkedIn é uma rede social de negócios e voltada para o mercado de trabalho. A plataforma se tornou um modelo de currículo digital e um espaço onde empresas realizam contratações para diversas vagas de trabalho.
Porém, como as pessoas podem utilizar o LinkedIn como uma poderosa ferramenta para colocação no mercado de trabalho? E neste ano a projeção pela busca de emprego é positiva.
É por isso que a psicóloga e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos, Kaíza Donadia dá dicas importantes para as pessoas interessadas a construírem um excelente currículo para uma vaga ou recolocação no mercado de trabalho.
A rede social vem revolucionando a maneira de empresas contratarem profissionais, além de contribuir com maior projeção e visualização dos feitos de um profissional no mercado.
De acordo com Donadia, sendo uma rede voltada para negócios e o mercado de trabalho, no LinkedIn há muitas possibilidades de networking e propagação de suas realizações, o que tornam a rede social atraente para agilizar e modernizar os processos de recrutamento e seleção.
O LinkedIn pode ser uma excelente ferramenta para colocação no mercado de trabalho e ter um currículo de sucesso.
“Como qualquer rede social, seus vínculos e relações projetam seu perfil, proporcionando possibilidades de efetivar uma maior rede de contatos, de demonstrar que o profissional se mantém atualizado e ligado com as novidades, além de poder usufruir das vagas que são divulgadas pelas empresas com maior facilidade”, disse a psicóloga.
Modelo de currículo para muitas contratações, é importante você ficar atentos as informações e dados que mencionará na rede social. Então fique atento as próximas dicas!
“Assim como qualquer outra plataforma de inscrição de currículos, no LinkedIn o ideal é manter as informações profissionais atualizadas como, por exemplo, formação e cursos complementares, últimas empresas trabalhadas, nível de conhecimento em ferramentas essenciais como o inglês, Excel e sistemas ERP´s, e assim por diante”, afirmou a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos
Para Donadia, o bacana do LinkedIn é a possibilidade de contar com feedbacks e depoimentos de colegas e outros profissionais que já atuaram com você para deixar o seu perfil mais atraente e permitir que outras pessoas conheçam seu trabalho pelo olhar que não seja o de si mesmo.
“Aproveite sua página no LinkedIn para seguir empresas que são relevantes em sua área de atuação e que gostaria de ter experiência; para estabelecer conexões com profissionais que respeita e admira e para buscar conhecimentos e aprimoramento profissional”, explicou Donadia.
Em conversa com a psicóloga e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Recursos Humanos, Kaíza Donadia ressaltou que não existe mágica no que se refere a um “currículo de sucesso”, mas certas informações são importantes para a construção de um bom currículo.
As dicas são:
- Informar sobre sua formação, em ordem do mais atual para o mais antigo;
- Inserir no mínimo três e no máximo cinco das últimas experiências profissionais, em ordem do mais atual para o mais antigo;
- Ao descrever a função exercida, preencher as atividades executadas de maneira objetiva e em tópicos, lembrando de sempre utilizar palavras chaves da área de atuação;
- Descrever o nível de conhecimento em ferramentas de tecnologia (Excel, Power BI, dentre outros), de inglês e/ou outros idiomas, cursos complementares;
- Caso tenha experiência em ações de voluntariado, pesquisas acadêmicas, publicações em revistas/jornais/mídias também é um ponto a ser inserido. Mas aqui funciona para o feed do LinkedIn.
- Acima de tudo, ser verdadeiro em todas as informações descritas.
Antes de mais nada, a Loga tem novidade para quem começar o ano de 2022 com um emprego. Estamos com vagas de trabalho, pode saber mais por aqui.