Fazer compras online já não é mais uma tendência, mas sim uma realidade global, especialmente acentuada durante a pandemia de Covid-19 em 2020.
O e-commerce brasileiro, em especial, registrou números impressionantes em 2021. Para se ter ideia, nesse ano foi registrado um faturamento recorde de mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação a 2020. Para se ter uma ideia desse aumento significativo nas compras na internet, confira os números abaixo:
- Faturamento recorde de R$ 161 bilhões, crescimento de 26,9 em relação ao ano anterior;
- Houve um aumento de 16,9% no número de pedidos, totalizando 353 milhões de entregas;
- O valor médio por compra cresceu em 8,6%, alcançando a média de R$ 455.
Como você pode ver pelos dados acima, não dá para negar que as compras online se consolidaram como uma parte essencial do dia a dia das pessoas.
Os 8 principais sites para compras online:
- Amazon;
- Magazine Luiza;
- Mercado Livre;
- Americanas;
- Enjoei;
- OLX;
- AliExpress;
- Buscapé.
Dicas para economizar nas compras online:
- Use comparadores de preço;
- Busque cupons de descontos em plataformas especializadas;
- Explore o modelo de “cashback”.
Use comparadores de preço
Encontre os melhores preços com facilidade utilizando sites comparadores especializados. Basta inserir o produto desejado e analisar as diversas opções antes de efetuar a compra. Plataformas reconhecidas, como Zoom e Buscapé, têm essa funcionalidade de forma prática.
Busque cupons de desconto em plataformas especializadas
Potencialize sua economia ao buscar por cupons de desconto em sites especializados, como Cuponation e Promobit. Essas plataformas reúnem uma variedade de cupons que proporcionam descontos em diversas lojas e produtos.
Explore o modelo de “cashback”
Além disso, também explore o Méliuz, um queridinho da internet, que opera com o sistema de “cashback”. Ao fazer compras através do Méliuz em lojas parceiras, você recebe de volta uma porcentagem do valor gasto, aumentando seus benefícios.
Dicas para se proteger ao fazer compras na internet
Lojas físicas e online têm a obrigação de fornecer exatamente o que foi prometido durante a compra.
Portanto, caso surja qualquer problema com o produto ou o serviço adquirido, você tem o direito de reivindicar os seus direitos.
A legislação brasileira estabelece várias obrigações e garantias, abrangendo desde o cumprimento do prazo de entrega até o direito de arrependimento.
As lojas online devem informar sobre os produtos:
- As características essenciais do produto ou serviço, incluindo os riscos à saúde à segurança dos consumidores;
- A discriminação dos preços, quaisquer adicionais ou acessórios, como custos de entrega ou seguros;
- As condições completas da oferta, abrangendo modalidades de pagamento, disponibilidade, prazo de execução do serviço ou entrega;
- Informações claras sobre quaisquer restrições da oferta;
- Vendas online: as empresas devem apresentar um resumo do contrato antes da conclusão da compra online, destacando as cláusulas que limitam os direitos do consumidor.
Dito tudo isso, não deixe de conferir no nosso blog sobre o Direito do Consumidor para obter mais dicas e informações importantes para garantir uma experiência de compra segura e satisfatória. Facilite suas compras online e esteja bem informado.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.