Conheça Liane Tarouco, a primeira mulher brasileira eleita para o Hall da Fama da Internet

Você vai saber um pouco da história de Liane Tarouco, a primeira mulher brasileira eleita para o Hall da Fama da Internet, prêmio organizado pela Internet Society.

Conheça a trajetória inspiradora de Liane Tarouco, a primeira mulher brasileira a ser eleita para o Hall da Fama da Internet, um reconhecido prêmio da Internet Society dedicado àqueles que deixaram contribuições marcantes para o desenvolvimento e avanço da internet.

Leia mais: Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet brasileira

Leia mais: Web 3.0 e a evolução da internet: o que você precisa saber

Primeira mulher no Hall da Fama da Internet

Descubra como é a extraordinária trajetória da primeira brasileira a conquistar um lugar nesse seleto Hall da Fama.

Liane Tarouco é graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Rio Grande do Sul (1970), com mestrado em Ciências da Computação (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (1990).

Como destaque no Hall da Gama da Internet, Liane atua como professora convidada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação desde 2017.Seu trabalho inclui pesquisa em:

  • Mundos virtuais imersivos;
  • Aprendizagem experiencial;
  • Metodologias ativas;
  • Mobile learning.

Contribuições significativas para a internet no Brasil

As contribuições pioneiras de Liane para o desenvolvimento da internet brasileira começaram nos anos 1970

Ela aplicou seu conhecimento em redes para criar a Rede Sul de Teleprocessamento, interconectando as primeiras universidades brasileiras. Mesmo sem o financiamento adequado, esse projeto serviu como modelo inspirador.

Liane desempenhou um papel vital no lançamento da Rede Tchê, conectando universidades e centros de pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul. 

Sua participação na criação da rede metropolitana MetroPOA e no design da Rede Nacional de Pesquisa, o primeiro backbone da internet do Brasil em 1992, reforçou ainda mais seu impacto.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação