Descomplicando o IPv6: a nova era da internet ao seu alcance

Já ouviu falar sobre o IPv6? Convidamos os especialistas da área da Loga para explicar e descomplicar o termo.. Confira!

Não se assuste ao ouvir falar sobre o IPv6. Se você está chegando por aqui e não entendeu do que se trata o assunto, vamos descomplicar o termo, que é muito usado dentro da tecnologia.

Dessa vez, contamos com o apoio dos especialistas em tecnologia da Loga. Convidamos a Gerente de Engenharia, Thaís Couto, e o Gerente de Network Operations Center (NOC), Alex Grippa Ferreira.

O que é Endereço IP?

Primeiro, vamos conhecer mais sobre o encontro do termo Endereço IP, que nos permite acessar à internet.

Endereço IP é um número exclusivo que identifica os computadores e dispositivos na internet e permite que eles se comuniquem entre si. Sem o endereçamento IP, é impossível ter acesso à internet”, explica a Gerente de Engenharia da Loga, Thaís Couto.

IP vem do inglês “Internet Protocol” (protocolo de rede), que consiste em um conjunto de regras que regem o formato que os dados devem ser enviados pela internet ou por uma rede local.

Para que serve o IPv6?

O primeiro ponto é para superar as limitações do IPv4, que você vai saber a diferença entre os dois no decorrer do texto.

O IPv6 tem uma grande gama de endereços únicos, o que possibilita a inserção de um número maior de dispositivos na rede global. Além disso, tem pontos importantes que precisam ser levados em conta:

Qual a diferença entre IPv4 e IPv6?

Atualmente, existem duas versões do protocolo: o IPv4 e o IPv6

O IPv4 é a versão mais antiga, com tamanho de 32 bits, sendo quatro octetos com três números decimais cada, atingindo uma combinação de 4,3 bilhões de Endereços IP possíveis.

“Com o aumento da quantidade de dispositivos e a crescente demanda por conectividade, a quantidade de Endereços IPv4 já não é suficiente para atender a todos. Para resolver isso, nasceu a versão mais recente do IP, o IPv6”, explica o Gerente do NOC, Alex Grippa Ferreira.

Já o IPv6 tem tamanho de 128 bits e numeração hexadecimal, dando uma combinação de 340 undecilhões de endereços.

Além do aumento de números IP disponíveis, o IPv6 resolveu outros problemas de conectividade em relação ao IPv4, incluindo recursos adicionais de segurança.

“Atualmente, ainda é necessário utilizar as duas versões do protocolo porque estamos passando pelo período de transição do IPv4 para o IPv6. Porém já existem mais conteúdos em IPv6 em relação ao IPv4”, afirma Thaís Couto.

Vale destacar que a Loga já usa a tecnologia de IPv6 no seu processo de trabalho e equipamentos para atender os nossos clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação