Não se assuste ao ouvir falar sobre o IPv6. Se você está chegando por aqui e não entendeu do que se trata o assunto, vamos descomplicar o termo que é muito utilizado dentro da tecnologia.

Dessa vez, contamos com o apoio dos nossos experts de tecnologia da Loga. Convidamos a nossa gerente de Engenharia, Thaís Couto e o nosso gerente de Network Operations Center (NOC), Alex Grippa Ferreira.

Primeiro vamos conhecer mais sobre o conceito do termo Endereço IP., que nos permite acessar à internet.

“Endereço IP é um número exclusivo que identifica os computadores e dispositivos na Internet e permite que eles se comuniquem entre si. Sem o endereçamento IP é impossível ter acesso à internet”, disse a gerente de Engenharia, Thaís Couto.

IP vem do inglês “Internet Protocol” (protocolo de rede) que consiste em um conjunto de regras que regem o formato que os dados devem ser enviados pela Internet ou por uma rede local.

Atualmente, existem duas versões do protocolo: o IPv4 e o IPv6.

O IPv4 é a versão mais antiga, com tamanho de 32bits, sendo 4 octetos com 3 números decimais cada, atingindo uma combinação de 4,3 bilhões de endereços IP possíveis.

“Com o aumento da quantidade de dispositivos e a crescente demanda por conectividade, a quantidade de endereços IPv4 já não é suficiente para atender a todos. Para resolver isso nasceu a versão mais recente do IP, o IPv6”, explicou o gerente de NOC, Alex Grippa Ferreira.

O IPv6 tem tamanho de 128bits e numeração hexadecimal, dando uma combinação de 340 undecilhão de endereços.

Além do aumento de números IP disponíveis, o IPv6 resolveu outros problemas de conectividade em relação ao IPv4, incluindo recursos adicionais de segurança.

“Atualmente ainda é necessário utilizar as duas versões do protocolo porque estamos passando pelo período de transição do IPv4 para o IPv6. Porém a já existem mais conteúdos em IPv6 em relação ao IPv4”, afirmou Thaís Couto.

A Loga já utiliza a tecnologia de IPv6 no seu processo de trabalho e equipamentos para atender aos Logados.

Quer uma Internet que você possa confiar?
#EntãoLoga