Entenda o universo das NFTs: tudo que você precisa saber!

Descubra o potencial dos NFTs (tokens não fungíveis) neste guia informativo. Conheça as plataformas, aprenda como comprar e entenda por que esses ativos digitais estão ganhando destaque.

Neste artigo, vamos desvendar alguns mistérios sobre o mundo das NFTs e sua presença nos cenários de negócios e online.

Leia mais: A união da arte e inteligência artificial: a revolução artística

Leia mais: Web 3.0 e a evolução da internet: o que você precisa entender

Portanto, se você se interessa por criptomoedas, investimentos e está antenado nos temas empresariais, continue lendo o nosso artigo, que você não vai se arrepender. Vem com a gente!

O que, afinal, são NFTs?

Lembra dos famosos Bitcoins (BTC) e Ethereum (ETH)? Esses ativos digitais cativaram muitos investidores do mercado financeiro, movimentando muito, mas muito dinheiro, e frequentemente ganhando holofote na internet.

Mas, primeiro, vamos saber cada termo e conceito desse tema que está sendo muito falado, porém pode ser bem confuso:

  • NFT: a sigla em inglês para “non-fungible token” (token não fungível, em português);
  • Token: no universo das criptomoedas, representa digitalmente um ativo – seja dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrado em uma blockchain. Por exemplo, ter um token de propriedade significa ter direitos sobre aquele imóvel. Empresários, celebridades e milionários, como o rapper Snoop Dogg, estão entrando nesse universo;
  • Bens fungíveis: conforme o Código Civil Brasileiro, são substituíveis por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Exemplo: uma nota de R$100 é fungível, pois pode ser trocada por duas de R$50. Mas a pintura “A Casa Amarela” de Van Gogh não é fungível, sendo única.

Ser um token não fungível significa ser um certificado digital de propriedade visível e autêntico, mas inalterável.

Como comprar NFTs?

Existem diversas plataformas para compra. É necessário possuir fundos suficientes em criptomoedas para adquirir o NFT desejado. Cada marketplace possui características próprias, como:

  • OpenSea;
  • Binance NFT;
  • Rarible;
  • Solanart;
  • Foundation;
  • SuperRare;
  • Nifty Gateway;
  • 9Block (brasileira).

NFTs têm movimentado o mercado

A plataforma LooksRare, líder em volume de negociações de NFT, revela que muita atividade envolve usuários vendendo tokens para si mesmos para ganhar recompensas em moedas.

Mas existem alguns detalhes: quadros físicos e digitais, músicas, itens de jogos, memes, fotos esportivas, domínios de sites, vídeos e até posts em redes sociais podem se transformar em tokens não fungíveis, ou seja, NFTs.

Tem até país criando NFTs

O Reino Unido planeja lançar seu próprio NFT, buscando se tornar líder em criptomoedas. 

Metaverso e NFTs

A expectativa é que as NFTs se tornem a principal forma de negociação no metaverso, com empresas e instituições online adotando esse modelo futuramente.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação