Cuidado com a internet nas férias: dicas para se proteger de crimes digitais

Preparamos um conteúdo com dicas para você ter cuidado com a internet nas férias. Não deixe de conferir!

As férias são um período de descanso e diversão, seja assistindo filmes e séries, viajando, indo à praia, se divertindo com família e amigos. Ou seja, passamos mais tempo usando a internet, e é aí que mora o perigo.

Da mesma forma que a internet possui conteúdos incríveis, ela também tem pessoas mal intencionadas, golpes e armadilhas digitais

Leia mais: Golpes da internet: como se prevenir das fraudes online

Leia mais: Saiba como proteger seu celular contra golpes e roubos com nossas dicas

Pensando nisso, criamos este conteúdo com dicas e orientações para que você tenha cuidado com a internet nas férias. Para os pais, também trouxemos cuidados importantes que você precisa ter com os filhos que usam a internet.

Compras online durante as férias

Criminosos digitais estão na internet buscando formas de roubar senhas e dados de quem está comprando viagens, pacotes e passeios durante as férias. Por isso, fique atento a essas dicas:

  • Certifique-se de que os sites de viagens têm certificado de segurança;
  • Evite cadastrar-se em sites desconhecidos. Escolha sites renomados;
  • Consulte amigos ou conhecidos que já usaram sites de viagens e peça dicas;
  • Esteja atento a anúncios de ofertas ou produtos com preços muito baixos da média do mercado.

Uso da internet nas férias por parte das crianças

As crianças da atualidade estão a todo momento nos seus smartphones e tablets mexendo na internet. Isso é uma característica do mundo atual.

Durante as férias, entretanto, é bem provável que o tempo de tela das crianças aumente de forma considerável. O que é natural, já que os pequenos terão mais tempo disponível.

Mas não se preocupe, porque temos algumas dicas para você ficar de olho:

  • Converse com a criança. O diálogo é fundamental entre pais e filhos;
  • Se a criança tiver um perfil em uma rede social, acompanhe e explique como deve usá-lo. Mostre os riscos na internet e a importância de cuidar do conteúdo compartilhado;
  • Entenda o tipo de conteúdo que a criança interage e gosta de ver. Sugira sites ou redes sociais apropriados para o conteúdo que ela aprecia;
  • Durante as férias, defina horários para o uso do celular, tablets, videogames e para assistir a séries, filmes e desenhos.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação