Com a implementação do 5G no Brasil, em 2022, o país estará de portas abertas para receber empresas de inovação. De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o Brasil buscará investidores para que se torne um país mais tecnológico, tendo um próprio Hub de inovação, assim como os Estados Unidos, Europa e Ásia.
O ministro das Comunicações participou do painel “Ano novo, vida nova? O que esperar de 2022?”, durante o 6º Encontro Folha Business, na terça-feira (7), e que contou com a mediação do empresário Marcus Buaiz. O evento foi promovido pela Apex Partners e a Rede Vitória de Comunicação.
Tratando-se de um assunto importante para a telecomunicação, a Loga marcou presença durante o 6º Encontro Folha Business para entender quais são as expectativas e oportunidades para que o 5G comece a operar no ano de 2022.
Curiosamente, o 5G tem tudo para revolucionar a forma se utiliza a Internet. A letra G simboliza a geração da tecnologia.
Painel
“Nós fizemos o maior leilão de telecomunicação da América Latina. O 5G será uma grande revolução, e já é realidade para gente hoje. Nós teremos o 5G funcionando no Brasil e realmente isso vai mudar o nosso futuro”, disse Faria.
Por causa do período pandêmico, os serviços de telecomunicações se tornaram ainda mais essenciais para a sociedade. O ministro afirmou que seu maior desafio foi o leilão 5G, ao assumir o cargo em junho de 2020, no meio da pandemia.
Sendo assim, se iniciou um trabalho de planejamento e discussão da importância do 5G para o Brasil. Testes, decretos e regulamentamos, por exemplo como a Lei Geral das Antenas, começaram para dar início ao rumo da conquista do 5G no país.
Importância do 5G na economia
“Ao visitarmos vários países, conversamos com vendedores de equipamentos, com ministros de comunicações e com investidores. Fomos na Ásia, Estados Unidos e Europa para que nossos ministros entendessem a importância do 5G para o Brasil”, afirmou o ministro Faria.
A implementação do 5G, além de beneficiar a sociedade por meio da tecnologia, desenvolvendo e interligando mais regiões e cidades com mais eficiência e qualidade, também impacta em diversos setores como o agronegócio.
“O agronegócio brasileiro vai crescer entre 10% e 20%. Nosso PIB vai crescer por causa do 5G instalado no Brasil, abrimos as portas para as empresas de inovação. Estamos buscando investidores para que a gente possa fazer com que o Brasil vire um Hub tecnológico e de inovação, assim como tem nos Estados Unidos, e em outros países”, acrescentou Faria.
Inovação para proteger a Amazônia
O impacto de grandes empresas ao meio ambiente e o combate ao desmatamento da Amazônia têm sido temas de grandes discussões. A pauta é extremamente importante para o futuro do país, já que a implementação do 5G também está levantando a questão de preservação e cuidado com a Amazônia.
Em novembro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, teve um grande encontro com o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk. Onde conversaram bastante de como poderiam conectar escolas rurais no Brasil e proteger a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink.
“O principal problema quando conversamos com o investidor é o meio ambiente e a Amazônia, é o combate ao desmatamento e as queimadas. A gente só tem como parar e frear isso usando tecnologia. Nós temos 5.5 milhões de metros quadrados na Amazônia para vistoriar. Com a tecnologia utilizada pela SpaceX/Starlink, por exemplo, teremos maior facilidade para monitorar os desmatamentos e incêndios ilegais por meio de satélites”, concluiu o ministro das Comunicações.