Ministro das Comunicações debate 5G no Brasil em evento em Vitória

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve no ES para participar do 6º Encontro Folha Business e debater o 5G no Brasil

Com a implantação do 5G no Brasil em 2022, o país abre suas portas para empresas de inovação. E quem esteve no Espírito Santo para falar sobre o assunto foi o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, que participou do 6º Encontro Folha Business.

Em sua participação no painel “Ano novo, vida nova? O que esperar de 2022?”, o Ministro revelou que a tecnologia 5G no Brasil já é uma realidade.

“Nós realizamos o maior leilão de telecomunicação da América Latina. O 5G será uma revolução e já é uma realidade para nós. Teremos o 5G funcionando no Brasil, mudando o nosso futuro”, afirma

Em relação à telecomunicação, a Loga marcou presença no evento para compreender as expectativas e oportunidades relacionadas ao início das operações do 5G em 2022.

Isso porque, devido à pandemia, os serviços de telecomunicações tornaram-se ainda mais essenciais. O Faria mencionou que o leilão 5G, iniciado em junho de 2020, no auge da pandemia, foi um grande desafio para o país.

E foi a partir daí que iniciou-se um planejamento e discussão sobre a importância do 5G no Brasil, com testes, decretos e regulamentações, incluindo a Lei Geral das Antenas, visando a conquista do 5G no país.

Importância do 5G para a economia brasileira

Com a implantação do 5G no Brasil, o país abre suas portas para empresas de inovação. De acordo com Fábio Faria, o Brasil busca investidores para se tornar um hub de inovação, alinhando-se aos EUA, Europa e Ásia.

“O agronegócio brasileiro crescerá entre 10 e 20%. Nosso PIB se expandirá devido ao 5G, abrindo portas para empresas de inovação. Buscamos investidores para transformar o Brasil em um hub tecnológico e de inovação, como nos EUA e em outros países”, explica.

Inovação para proteger a Amazônia

O impacto ambiental de grandes empresas e o combate ao desmatamento da Amazônia tornaram-se temas cruciais. A implementação do 5G também levanta a questão da preservação da Amazônia.

Em novembro, Fábio Faria se reuniu com Elon Musk, fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, para discutir a conexão de escolas rurais no Brasil e a proteção da Amazônia por meio da tecnologia.

“Quando conversamos com investidores, o principal problema é o meio ambiente e a Amazônia. Podemos combater o desmatamento e as queimadas usando tecnologia. Com a tecnologia da SpaceX/Starlink, teremos maior facilidade para monitorar desmatamentos e incêndios ilegais na Amazônia por meio de satélites”, finaliza.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação