Alguma vez já se perguntou como a internet funciona? Ou como ela chega até as residências? São muitas dúvidas que cercam a respeito do universo da internet. Neste conteúdo, você conhecerá mais de como a internet funciona e os tipos de suas conexões.

Internet: o que é?

A internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro. Ela conecta todo tipo de máquina que seja utilizada no planeta terra, desde computadores, tablets, celulares a smart TVs.

Por isso, não se pode negar que em toda sua história a internet contribui mais para facilitar o dia a dia das pessoas tanto nos ambientes profissionais e quanto pessoais.

Como funciona a internet?

Para começar, nenhum grupo, empresa ou organização controla a rede chamada Internet. Como foi explicado, a internet é um grande conjunto de redes de computadores interligados, ou seja, são milhares de redes conectadas.

Cabe as empresas especializadas (provedor de internet) conectarem as pessoas a essa grande rede.

Resumidamente, são quatro passos para a internet chegar na casa do usuário.

1 – Começa pelos backbones, que distribuem a informação pela rede usando a tecnologia TCP/IP para determinar aonde os dados devem ir.

2 – A internet chega aos provedores de acesso, que contratam a conexão com os backbones e distribuem para os provedores de serviço.

3 – Os provedores de serviço distribuem a conexão para os usuários finais, por exemplo, através de fibra óptica.

4 – A conexão de internet chega aos dispositivos dos usuários finais.

Por exemplo, a Loga não depende da estrutura de outros provedores porque ela recebe diretamente do backbone. A Loga é uma provedora de internet conectando milhares de usuários. São os provedores que oferecem os equipamentos de recepção e serviços como instalação e suporte.

Fibra Óptica

A Loga trabalha com 100% da tecnologia em fibra óptica. Basicamente, é um cabo é construído a partir de camadas de vidro, revestimento de plástico e outros elementos de proteção para evitar quebras. As paredes internas controlam a luz, como se fosse água passando por um cano. Existem fibras de LED ou laser, mas é possível transmitir sinais diferentes em um mesmo cabo.

Os cabos de fibra óptica contam ainda com um isolante elétrico, o que possibilita uma maior segurança e estabilidade na transmissão dos dados. Ficando menos exposta a ruídos, a internet acaba ficando mais estável, ou seja, as chances da sua conexão cair são menores.

Quer uma Internet que você possa confiar?
#EntãoLoga