Alguma vez você já se perguntou como a internet funciona e como ela chega até as residências? Esses pontos envolvendo o universo da internet despertam curiosidade em muitas pessoas.
Leia mais: Explorando os benefícios da rede mesh: a revolução da conectividade
Leia mais: Wi-Fi 5G e 5G móvel: entenda as principais diferenças e benefícios
Sendo assim, neste artigo, vamos explorar detalhes sobre o funcionamento da internet, seus diferentes tipos de conexões e muito mais!
O que é a internet?
A internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro. Ela conecta todo tipo de máquina que seja utilizada no planeta Terra, desde computadores, tablets, smartphones até Smart TVs.
Dessa forma, não se pode negar que em toda sua história, a internet contribuiu mais para facilitar o dia a dia das pessoas, tanto nos ambientes profissionais quanto pessoais.
Como funciona a internet?
Para começar, nenhum grupo, empresa ou organização controla a rede chamada internet. Como foi explicado, a internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas, ou seja, são milhares de redes conectadas.
Cabe às empresas especializadas (provedoras de internet) conectarem as pessoas a essa grande rede.
Como a internet chega à sua casa: 4 passos essenciais
- Começa pelos backbones, que distribuem informações pela rede usando a tecnologia TCP/IP para determinar aonde os dados devem ir;
- A internet chega aos provedores de acesso, intermediários essenciais que contratam conexões com os backbones e distribuem para os provedores de serviço;
- Os provedores de serviço, como a Loga, distribuem a conexão para os usuários finais, muitas vezes através de fibra óptica;
- A conexão de internet chega finalmente aos dispositivos dos usuários finais.
A Loga, por exemplo, se destaca ao receber diretamente do backbone, eliminando dependências de outras estruturas de provedores. Como provedora de internet, ela conecta milhares de usuários, oferecendo equipamentos de recepção, além de serviços como instalação e suporte.
Fibra óptica
A fibra óptica, adotada pela Loga, consiste em um cabo composto por camadas de vidro, revestimento de plástico e outros elementos de proteção, garantindo resistência.
Com suas fibras de LED ou laser, é possível transmitir diferentes sinais em um único cabo. Além disso, o isolante térmico presente nos cabos proporciona maior segurança e estabilidade na transmissão de dados, reduzindo as chances de interferências e quedas na conexão de internet.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.