O que é um modem já que é uma peça tão fundamental no nosso dia a dia? Talvez você saiba brevemente como funciona. Afinal, sem ele, a conexão via Wi-Fi não acontece. Por isso, agora você vai entender melhor o que é um modem. Assim, vai saber como que a mágica da conexão acontece e você navega na internet. Vamos juntos nessa?

Qual é a origem da palavra MODEM?

Agora é um momento que vai explodir a sua mente. A não ser que você seja da área da informática, provável que não saiba disso. Mas a verdade é que a palavra “modem” nada mais é do que uma mescla entre as iniciais de duas palavras: modulador e demodulador. Ou então a abreviação da palavra modulador-demodulador. Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo que mais a frente vamos explicar isso melhor.

modem

Como funciona um modem?

Bom, agora que você já sabe de onde vem a palavra, vamos entender como o dispositivo funciona. Assim, podemos dizer que o ele é um dispositivo de hardware. Esse aparelho funciona recebendo dados de um provedor de serviços de internet, como é a Loga. E ele recebe esses dados por um meio de conexão. Assim, esse meio pode ser via cabos, fios ou fibra óptica.

O nome que explicamos antes é porque o dispositivo faz a modulação e a demodulação. Falando um pouco em dados técnicos, isso nada mais é do que transformar um sinal analógico em digital. O aparelho irá receber o sinal analógico com pacotes de dados. Depois disso, vai converter em sinal digital para que o seu dispositivo possa se valer desse sinal.

Quem já tem Loga em casa agora vai entender bem como que o melhor da tecnologia 100% fibra óptica funciona de verdade.

 

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga