Modem: o aparelho que leva a internet para seu dispositivo

Sua conexão à internet tem um segredo: o modem. Saiba como ele traduz a web para seu dispositivo.

O que é um modem, já que é uma peça tão fundamental no nosso dia a dia? Talvez você saiba brevemente como funciona. Afinal, sem ele, a conexão via Wi-Fi não acontece.

Por isso, agora você vai entender melhor o que é um modem. Assim, vai saber como a mágica da conexão acontece e você navega na internet. Confira!

Para que serve o modem?

O modem serve para conectar seu smartphone ou notebook à internet. Ou seja, ele atua como uma ponte entre a conexão de internet fornecida pela sua operadora e o seu dispositivo.

A principal função de um modem é transformar o sinal de internet em um formato que seu smartphone ou notebook compreenda. 

É por isso que você consegue acessar os seus sites preferidos, enviar e receber e-mails, acessar suas redes sociais e realizar outras atividades.

Mas, afinal, como funciona um modem?

Como foi dito acima, o modem recebe dados da operadora de serviços de internet como, por exemplo, a Loga por meio de uma conexão que pode ser estabelecida via cabos, fios ou fibra óptica.

O modem realiza duas operações fundamentais: modulação e demodulação – grave estas duas palavras. Essas duas ações transformam o sinal analógico em digital, que o torna compatível com os dispositivos eletrônicos que usamos atualmente.

Isso, portanto, torna o modem um ator fundamental na disponibilização da internet para a sua casa ou escritório.

Qual é a origem da palavra

Agora é um momento que vai explodir a sua mente. A não ser que você seja da área de informática, provavelmente não saiba disso. 

Mas a verdade é que a palavra “modem” nada mais é do que uma mescla entre as iniciais de duas palavras: modulador e demodulador. Ou então a abreviação da palavra modulador-demodulador.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação