Desvendando o armazenamento na nuvem: o que é, como funciona e as principais vantagens

Acabou aquela história de pen drives e HDs externos para salvar seus arquivos. Com o armazenamento na nuvem você pode salvar o que quiser na sua conta. Saiba como!

Você já deve ter ouvido alguém falar de “armazenamento na nuvem”, não é mesmo? Então, acabou aquela história de comprar pen drive e HD externo para salvar seus arquivos.

Com essa nova tecnologia, dá para salvar o que quiser na sua conta, aumentar a capacidade de armazenagem de acordo com a sua demanda, compartilhar com outras pessoas e muito mais.

Leia mais: Explorando os benefícios da rede mesh: a revolução da conectividade

Leia mais: Repetidor de sinal Wi-Fi: o que é, os principais tipos e muito mais!

Pensando nisso, resolvemos produzir este artigo para explicar o que é o armazenamento de dados na nuvem, como ela funciona e as principais vantagens. Confira!

O que é armazenamento na nuvem?

O armazenamento na nuvem refere-se à prática de salvar, gerenciar e acessar dados pela internet, eliminando a necessidade de depender de dispositivos físicos como pen drives e HDs externos.

Sendo assim, os dados são armazenados em servidores remotos, permitindo o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. 

Essa tecnologia revolucionou a forma como lidamos com informações digitais, oferecendo flexibilidade, segurança e eficácia.

Afinal, como funciona o armazenamento de dados na nuvem?

O funcionamento do armazenamento digital é baseado em tecnologias que permitem o upload e download de dados de forma rápida e segura.

Geralmente, os provedores de serviços de nuvem oferecem interfaces intuitivas, possibilitando aos usuários realizar operações como backup, compartilhamento e organização de arquivos de modo simplificado.

Além disso, a segurança é uma prioridade, com criptografia e medidas de proteção para garantir a confidencialidade e integridade dos dados armazenados. 

Ao compreender como o armazenamento na nuvem funciona, dá para explorar plenamente os benefícios dessa tecnologia inovadora.

10 vantagens do armazenamento na nuvem:

  1. Custo-benefício
  2. Automação de backup;
  3. Liberação de espaço;
  4. Acessibilidade;
  5. Disponibilidade em plataformas;
  6. Proteção e recuperação.
  7. Redução de custos;
  8. Acesso mobile;
  9. Facilidade em compartilhamento;
  10. Recursos personalizáveis.

Custo-benefício

Realizar um backup nem sempre é barato, ainda mais quando levamos em conta o equipamento e o tempo necessários para fazê-lo.

Os serviços de armazenamento online reduzem muito esse custo e ainda proporcionam mais espaço que os métodos tradicionais.

Automação de backup

Se antes era tedioso fazer um backup, o serviço de armazenamento em nuvem tornou o processo muito mais fácil.

Basta selecionar o que e quando você deseja fazer o backup e pronto! Fica tudo memorizado de maneira rápida, prática e segura!

Liberação de espaço

Ao armazenar na nuvem, fazer cópias de segurança, realizar backups manuais e comprar HDs e pen drives se tornou coisa do passado!

Como o próprio nome diz, os arquivos ficam disponíveis em uma nuvem, ou seja, na internet, sem que estejam ocupando espaço físico em uma máquina.

Acessibilidade

Com o armazenamento online, os usuários podem acessar sistemas e arquivos a qualquer hora.

É só ter um smartphone, notebook ou computador desktop conectado à internet. Essa é uma ótima solução para quem trabalha com equipe externa.

Disponibilidade em plataformas

Você usa máquinas com sistemas operacionais diferentes? O armazenamento de dados em nuvem permite que você acesse e visualize todos os arquivos em Mac, Linux ou Windows.

Proteção e recuperação

Já pensou perder todos os seus arquivos preciosos e insubistituíveis? O armazenamento em nuvem serve como uma camada extra de proteção de informações para esses arquivos importantes.

Em caso de perda, você terá seus backups de todos os arquivos originais para que possa recuperá-los.

Redução de custos

Chega de gastar comprando dispositivos móveis para guardar seus arquivos. Com a nuvem, você paga somente o que consome, além de ter mais facilidade em consultar seus arquivos, já que estão todos na internet.

Acesso mobile

Se tem uma coisa que tem conquistado o mundo é a possibilidade de acessar qualquer coisa pelo celular. Isso foi fundamental no home office, por exemplo.

Um funcionário não precisa estar nas dependências físicas da empresa para acessar arquivos. Ele pode estar em qualquer lugar.

Facilidade em compartilhamento

Mais uma vantagem do armazenamento online: você pode compartilhar arquivos com várias pessoas de forma fácil e descomplicada.

Dá para limitar acesso, restringir ou liberar totalmente. Qualquer pessoa pode receber arquivos em poucos segundos desde que tenha acesso à internet em algum dispositivo.

Recursos personalizáveis

Quando você contrata um serviço de nuvem de alguma empresa, você terá um serviço mais personalizado e adequado às demandas que você precisa.

Ufa! Depois dessa lista de vantagens, já está pensando em pesquisar a melhor plataforma para você ou sua empresa começarem os armazenamentos em nuvem?

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação