Internet das Coisas: o que é e exemplos de automação que deixam sua casa conectada

Saiba como a Internet das Coisas (IoT) pode transformar o seu cotidiano.

Esqueça apenas computadores, celulares e TVs ligados com conexão. Quando o assunto é Internet das Coisas (IoT), estamos falando de toda a sua casa conectada.

Num piscar de olhos, a tecnologia avança mais um passo. E quando o assunto é internet, ela não para.

Leia mais: Descomplicando o IPv6: a nova era da internet ao seu alcance

Leia mais: Tecnologia de fibra óptica: desvendando os segredos da internet ultrarrápida

Quando nos acostumamos com a internet no computador, no celular e, mais recentemente, na TV, as novidades continuam a aparecer para nos surpreender.

Mas e se te contarmos que o futuro reserva um mundo com sua casa inteiramente conectada? Será que todo mundo está preparado para um universo em que sua roupa pode estar conectada com seu celular? 

Estamos falando da Internet das Coisas.

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IoT) refere-se a uma revolução tecnológica com o objetivo de conectar os itens que usamos todos os dias

Eletrodomésticos, meios de transporte, tênis, roupas e maçanetas conectadas à internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones, tornam-se cada vez mais comuns.

Se você possui Smart TV ou videogame em casa, esses são exemplos óbvios de dispositivos que migraram do mundo offline para o online. No entanto, essa automação pode ir muito além, abrangendo:

  • Geladeiras;
  • Fogões;
  • Lâmpadas;
  • Aspiradores de pó;
  • Ar-condicionado;
  • Fechaduras;
  • Aparelhos de som;
  • Carros.

O conceito de wearables, ou dispositivos vestíveis, também faz parte desse futuro, na forma de smartwatches e pulseiras inteligentes.

Todos esses dispositivos podem receber sensores que os permitam conectar-se à internet e oferecer recursos extras.

Exemplos de automação

Para quem ainda não está completamente familiarizado com o termo, aqui estão alguns exemplos de automação de produtos. Ou seja, coisas que não estávamos acostumados a ver conectadas à internet.

  • Aspirador de pó: pode ser programado para limpar a casa depois da hora de dormir;
  • Lâmpadas: podem emitir luzes em tons específicos durante vários momentos do dia, ou se apagarem quando todos saírem;
  • Ar-condicionado: pode se ativar cinco minutos antes de você chegar, deixando o ambiente na temperatura correta;
  • Tratores automatizados: são capazes de fazer o trabalho de um funcionário mesmo à noite, com dados via satélite para evitar desperdício e usando a rede apenas quando necessário;
  • Smartwatches e pulseiras inteligentes: hospitais podem usar equipamentos capazes de coletar dados armazenados nesses dispositivos, monitorando os dados vitais do paciente, otimizando o atendimento e facilitando o diagnóstico.

Mas não pense que estamos falando de um futuro do mundo dos Jetsons. Todos esses são exemplos de produtos que já existem.

O futuro está cada vez mais conectado, e para fazer parte dele, precisamos de uma internet que não nos deixe na mão. 

Estamos prontos para essa revolução tecnológica que está transformando nossas casas em ambientes inteligentes e interconectados? A resposta está na preparação para a era da Internet das Coisas (IoT).

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação