Explorando o universo do streaming de games: saiba o que é e conheça as principais plataformas

Você sabe o que é a gíria "streamar"? Quais são as principais plataformas de streaming de games? Não? Então leia o nosso artigo, que a gente explica tudo!

Se você não está familiarizado com o universo gamer, a expressão “streamar” pode parecer um pouco confusa para você. “Streamar” é uma gíria usada quando alguém deseja transmitir suas partidas enquanto joga, quase como uma live dos games.

Leia mais: Tendências de games: atualizações e muitas novidades

Leia mais: As TVs por streaming chegaram para ficar: guia com a principais plataformas do momento

Para aqueles que gostam de assistir ou têm interesse em começar a transmitir seus próprios jogos, fizemos uma lista com algumas das plataformas mais populares de streaming de games. Mas primeiro vamos explicar o que é isso.

O que é streaming de games?

O streaming de games refere-se à prática de transmitir partidas ao vivo pela internet, como já foi dito acima. Essa forma de entretenimento ficou famosa principalmente entre a comunidade gamer, que são os apaixonados por assistir jogos ao vivo.

E aí é que entra a gíria “streamar”, que se tornou comum para descrever a ação de fazer transmissões enquanto joga, proporcionando uma experiência interativa entre o jogador e os espectadores.

Existem algumas plataformas dedicadas a esse streaming de games, que nós vamos listar logo abaixo. Nela, os jogadores têm a oportunidade não só de compartilhar suas habilidades e conquistas, mas também de interagir em tempo real com um público que pode comentar, fazer perguntas e até mesmo influenciar o desenrolar da partida.

As principais plataformas de streaming de games:

Twitch

Adquirido pela Amazon em 2014, o Twitch é uma das principais plataformas de streaming de games da atualidade. 

O foco principal é a transmissão de games, incluindo competições de e-sports, e a interação com o público por meio do chat.

Além disso, a Twitch oferece oportunidades de remuneração por transmissões. Com diversas modalidades de parceria, é possível ganhar dinheiro de acordo com a audiência dos vídeos. Durante o período da quarentena, a plataforma também passou a abrigar algumas lives de shows.

Mixer

Considerada uma das principais concorrentes da Twitch, a Mixer destaca-se pela ênfase na interatividade entre streamers e público. 

A plataforma permite que os espectadores usem botões exibidos ao lado da transmissão para influenciar a experiência, como votar ou afetar a jogabilidade.

YouTube Gaming

Lançado em 2015, o YouTube Gaming inicialmente oferecia aos jogadores uma plataforma independente para vídeos sobre games, com recursos próprios como páginas dedicadas a jogos, Super Chats e inscrição para associados de canais. 

Em 2019, a extensão foi desativada, integrando-se ao YouTube em um novo canal. Os usuários ainda têm acesso a recursos de descoberta, vídeos em alta, próximas transmissões ao vivo e vídeos recomendados.

Facebook Gaming

Você achou que o Facebook ficaria de fora dessa disputa? Com o Facebook Gaming, a plataforma possibilita a transmissão ao vivo de vídeos de jogos e campeonatos de esportes eletrônicos. Para assistir às transmissões, não é necessário ter uma conta ativa na rede social.

Uma notícia animadora para os gamers é que o Facebook Gaming também oferece oportunidades de monetização para algumas transmissões, permitindo que os streamers ganhem dinheiro com seu conteúdo.

Já conhecia alguma dessas plataformas? Ficou com vontade de entrar no mundo dos games? Para fazer parte desse universo, é importante contar com uma internet confiável que não vai te deixar na mão.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação