Atualizado em 22/06/2021

Quem diria que hoje em dia a gente estaria conectado à internet sem a necessidade de cabos? É muito louco isso, não é mesmo? Calma, não tem nada de louco nisso. A tecnologia é incrível e hoje vamos explicar como que funciona o sinal de Wi-Fi. Do modem até o seu dispositivo, seja ele qual for. Mas você sabe como funciona o sinal de Wi-fi?

A internet que chega até a nossa casa, vem através de cabos. No caso dos assinantes da Loga, ela chega por uma rede de fibra óptica. Os dados são transmitidos via pulsos elétricos e transformados em ondas quando passam pelos roteadores.

Confuso? Calma que vamos explicar melhor.

Como o sinal de Wi-Fi anda pela casa?

Sabe as ondas que falamos ali em cima? Bem, elas passam pelos ambientes da sua casa e chegam mais ou menos longe, dependendo da intensidade do sinal. O sinal não é infinito e nem é capaz de ultrapassar todas as barreiras sem sofrer interferência.

Além da grossura dos obstáculos, o material deles também influencia no resultado. Azulejos e espelhos, por exemplo, podem atrapalhar a transmissão do sinal.

Por isso, o local onde se coloca o roteador Wi-Fi deve ser escolhido de forma estratégica. Para as casas maiores, o sinal só vai chegar em todos os lugares mesmo se você tiver repetidores. O que é o nosso ponto do próximo tópico.

Como melhorar o sinal de Wi-Fi?

Como já começamos adiantando, a posição do roteador na sua casa é uma das principais dicas pra melhorar o sinal do seu Wi-Fi. Procure deixar na parte central da casa e com as antenas direcionadas da forma mais espalhada possível.

Outra dica é ficar sempre ligado se alguém está usando a sua internet sem a sua autorização. Existem Apps que ajudam a descobrir isso e com o aplicativo da Loga (Android e iOS), você pode mudar a sua senha rapidinho.

Outra sugestão é usar um repetidor de sinal Wi-Fi. Você pode saber mais sobre esse aparelho no post que fizemos clicando aqui. Resumidamente, como o nome sugere, o repetidor recebe o sinal do roteador e o amplifica para aumentar o alcance.

Um vilão pouco conhecido do sinal de Wi-Fi é o Bluetooth. Pode não ser muito comum, mas ele pode interferir nas ondas de internet. Tente desligar essa conexão quando o sinal Wi-Fi estiver enfraquecido ou oscilando.

Quem já tem Loga em casa, pode desfrutar da tecnologia 100% Fibra Óptica que a gente oferece.

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga