Os segredos do sinal Wi-Fi: tudo que você precisa saber para ter uma conexão rápida e estável

Quem diria que hoje em dia estaríamos conectados à internet sem a necessidade de cabos? Isso é incrível, não é mesmo? A tecnologia é surpreendente, e hoje explicaremos como funciona o sinal Wi-Fi, desde o modem até o seu dispositivo, seja ele qual for. 

A internet que chega até nossa casa é transmitida através de cabos. No caso dos clientes da Loga, ela é entregue por meio de uma rede de fibra óptica

Os dados são transmitidos via pulsos elétricos e transformados em ondas à medida que passam pelos roteadores.

Como o sinal Wi-Fi anda pela casa?

Lembra das ondas que mencionamos acima? Então, essas ondas atravessam os espaços da sua casa e têm um alcance limitado, dependendo da intensidade do sinal. Ou seja, o sinal não é infinito e não pode atravessar todas as barreiras sem sofrer interferência.

Além da densidade dos obstáculos, o material deles também afeta a transmissão. Azulejos e espelhos, por exemplo, podem prejudicar o sinal.

Portanto, a localização do seu roteador Wi-Fi deve ser bem estratégica. Para residências maiores, o sinal só alcançará todos os cantos se você tiver repetidores de sinal.

Como saber se o sinal Wi-Fi está bom?

Existem cinco maneiras de verificar se o sinal Wi-Fi da sua casa ou do seu escritório está bom. Confira!

  1. Força do sinal;
  2. Velocidade da internet;
  3. Distância do roteador;
  4. Obstáculos físicos;
  5. Interferências.

Força do sinal

Os smartphones e notebooks têm barras ou ícones que mostram a força do sinal Wi-Fi. Portanto, quanto mais barras ou ícones cheios, mais forte é o sinal.

Velocidade da internet

Testar a conexão em sites ou aplicativos que medem a velocidade da internet é outra forma de saber a qualidade do sinal.

Distância do roteador

Estar longe do roteador fará com que o seu sinal diminua, resultando em uma conexão lenta e instável. Por isso, é sempre importante estar perto do roteador.

Obstáculos físicos

Como já foi dito acima, alguns objetos físicos, como azulejos e espelhos, por exemplo, podem ser um empecilho para um melhor sinal Wi-Fi. Fique de olho para tirar esses obstáculos entre o roteador e o dispositivo.

Interferências

Não apenas objetos físicos podem ser prejudiciais para um melhor sinal. Alguns dispositivos eletrônicos, como telefones sem fio e microondas, por exemplo, podem causar interferência no sinal.

Como melhorar o sinal Wi-Fi?

Conforme já mencionado, a posição do roteador em sua casa é uma das principais dicas para melhorar o seu sinal Wi-Fi.

Procure colocá-lo no centro de casa e ajuste as antenas para cobrir a maior área possível. Outro dica valiosa é ficar atento para verificar se alguém está usando a sua internet sem autorização

Existem aplicativos que ajudam a detectar isso, e com o app da Loga (disponível para Android e iOS), você pode alterar sua senha rapidamente.

Além disso, recomendamos o uso de um repetidor de sinal Wi-Fi. De forma resumida, como o nome sugere, o repetidor recebe o sinal do roteador e o amplifica para expandir a cobertura.

Muitos fatores podem afetar o sinal Wi-Fi, e um deles é o Bluetooth. Embora não seja comum, ele pode interferir nas ondas de internet. Portanto, tente desligar essa conexão quando o sinal Wi-Fi estiver fraco ou instável.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação