Spotify: guia completo para você aprender a mexer na principal plataforma de streaming de música

Todas as principais funcionalidades do Spotify estão bem explicadas neste conteúdo. Confira agora mesmo!

Para aqueles que não são da geração totalmente conectada à tecnologia, alguns aplicativos podem chamar a atenção em um primeiro momento. Por exemplo, imagina como é para uma pessoa que teve que comprar CDs ter acesso quase ilimitado a músicas. 

Leia mais: Tutorial completo de como criar playlists incríveis no Spotify

Leia mais: Conheça as principais plataformas de streaming de música concorrentes do Spotify

Entre os aplicativos de streaming de música, o Spotify se destaca como o mais popular. Sendo assim, preparamos este texto com algumas dicas para aproveitar ao máximo as funcionalidades dessa plataforma:

5 principais recursos do Spotify:

  1. Descobrindo novos artistas;
  2. Descobrindo playlists;
  3. Criando sua própria playlist;
  4. Salvando músicas;
  5. Conheça podcasts.

Descobrindo novos artistas

Além de procurar pelos seus artistas e músicas favoritas na barra de busca, o Spotify oferece opções para descobrir novos talentos. 

No menu “Navegar > Descobrir”, explore o Radar de Novidades, músicas, artistas e playlists com base em suas preferências musicais.

Print da tela "Navegar" do app Spotify

Descobrindo playlists

As playlists nada mais são do que listas de reprodução criadas por outras pessoas. No Spotify, os usuários encontram uma variedade delas, organizadas por segmento ou ocasião.

No menu “Navegar”, em “Gêneros e Momentos”, escolha playlists temáticas, como “Almoço de domingo” ou “Malhação”.

No menu “Início”, encontre playlists personalizadas, como “Descobertas da Semana”, “Radar de Novidades” e “Daily Mix”, adaptadas aos seus hábitos musicais.

Print da tela "Navegar" do app Spotify

Criando suas próprias playlists

Se as playlists sugeridas não agradarem, crie a sua. Então vá até “Sua Biblioteca”, depois em “Música” e toque em “Playlists”. Em seguida, selecione “Criar” e dê um nome, até mesmo adicione uma capa.

Para adicionais músicas, vá até “Buscar” e toque no sinal de positivo “(+)” ao lado do nome de cada faixa.

Além disso, você também pode adicionar diretamente a partir de uma música, clicando nos três pontinhos e escolhendo “Adicionar à playlist”.

Vale destacar que o Spotify sugere músicas para suas playlists com “Músicas relacionadas” ou “Nós adicionamos”. A opção aparece na parte inferior do app ou site. Ademais, dá para tornar a sua playlist secreta ou compartilhá-la com seus amigos e familiares.

Montagem com 5 prints de tela do app Spotify

Salvando músicas

Essa funcionalidade é para os usuários que têm a versão paga do Spotify. Dá para economizar dados baixando músicas para ouvir offline. 

Em “Sua Biblioteca”, vá até “Músicas Curtidas” e clique em “Baixar Músicas”. Ao curtir uma música, você a faz o download e ela é enviada para essa sessão.

Print da tela de "músicas curtidas" do Spotify

Conheça podcasts

Para os fãs de podcasts, o Spotify tem se tornado a principal plataforma que os produtores têm publicado seus conteúdos.

Basta procurar na “Busca” pelo seu podcast favorito, podendo ouvir em streaming ou fazer o download dos episódios.

Print da tela de "podcasts" do app Spotify

Portanto, agora que você conhece todos os recursos do aplicativo, confira o perfil da Loga para descobrir nossas playlists. Temos opções de sertanejo, verão e até para momentos mais românticos.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação