Como controlar o acesso das crianças à internet?

Apps e sites ajudam a monitorar o que seus filhos pesquisam e assistem

A internet pode oferecer um mundo de possibilidades educativas e construtivas para as crianças, porém, ela também pode levar seus filhos a entrarem em contato com pessoas e conteúdos perigosos.

A atual facilidade de acesso à internet, por meio dos mais diversos tipos de plataforma como celulares, tablets, computador, televisão etc, faz com que o controle do que as crianças estão assistindo ou conhecendo fique ainda mais difícil.

Para isso, separamos algumas medidas que podem ajudar a manter esse controle.

Qustodio

Considerado um dos melhores aplicativos de controle parental gratuito, o Qustodio traz entre suas funções o bloqueio de conteúdo impróprio e a possibilidade de limitar o tempo de uso do aparelho. Além disso, permite visualizar chamadas ou textos enviados por mensagem e bloquear alguns contatos.

Kaspersky Safe Kids

Um dos antivírus mais usados em todo o mundo conta, também, com um software para ajudar os pais. O Kaspersky Safe Kids bloqueia o acesso a sites e aplicativos inadequados, podendo ser selecionados pelo próprio programa ou pelos adultos, e permite configurações específicas para diferentes idades. A versão Premium ainda informa aos pais sobre postagens públicas em redes sociais e sobre o aumento do número de amigos.

Youtube kids

Para quem ainda não conhece, o Youtube conta com a plataforma Youtube Kids. Ela dispõe de um app que seleciona o conteúdo indicado para o perfil de cada criança. Nas configurações, os pais podem definir um limite de tempo para que os filhos acessem o aplicativo e, se desejarem, também podem desligar a pesquisa.

Chrome

O Google Chrome dispõe de uma função de controle de pesquisas para crianças. Para ativá-la, entre na página de “Configurações de Pesquisa” e marque “Ativar o SafeSearch”.

Netflix

A queridinha do público que gosta de consumir conteúdo na internet não poderia ficar de fora. Na Netflix é possível cadastrar diferentes usuários e liberar o conteúdo de acordo com o perfil de atividade de cada um deles. A versão Kids ainda filtra os vídeos e séries contraindicados para crianças.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação