Saiba o porquê e quais são os perigos de compartilhar o Wi-Fi

Nós criamos um guia completo para mostrar os perigos de compartilhar Wi-Fi com vizinhos e amigos. Não deixe de ler!

Compartilhar a senha do Wi-Fi, apesar de ser muito comum no dia a dia, pode acarretar em uma série de riscos e complicações tanto para quem oferece quanto para quem usa a conexão.

Leia mais: Repetidor de sinal Wi-Fi: o que é, como configura, os principais tipos e muito mais!

Leia mais: Os segredos do sinal Wi-Fi: tudo que você precisa saber para ter uma conexão rápida e estável

De acordo com dados do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), aproximadamente 18% das casas no país conectam-se à internet por meio do Wi-Fi do vizinho.

Riscos jurídicos e responsabilidades

Aparentemente uma prática que não tem problema algum, mas o compartilhamento de Wi-Fi pode se tornar uma dor de cabeça legal para o titular do contrato.

Caso a rede seja usada para atividades ilegais, como fraude bancária ou transmissão de conteúdo impróprio, por exemplo, o responsável pelo contrato pode ser responsabilizado legalmente.

Portanto, é muito importante ver se o contrato de serviço proíbe de forma clara o compartilhamento.

Impactos técnicos para quem compartilha Wi-Fi

Quem fornece a senha do Wi-Fi pode enfrentar muitos problemas, incluindo:

  • Riscos legais: consequências jurídicas podem surgir caso o contrato proíba o compartilhamento ou se o beneficiário do sinal cometer crimes virtuais;
  • Problemas na velocidade: a capacidade total do plano contrato pode ser comprometida, resultando em uma redução na velocidade da internet.

Desafios técnicos para quem “recebe” o Wi-Fi

Usuários que se beneficiam do Wi-Fi compartilhado também podem enfrentar dificuldades, tais como:

  • Dependência técnica: em caso de queda do sinal, o usuário pode precisar recorrer ao vizinho para solucionar problemas técnicos, o que pode ser inconveniente, em especial se a assistência não estiver disponível 24 horas por dia;
  • Oscilação de sinal: a qualidade do sinal pode variar dependendo da localização na casa, resultando em oscilações que prejudicam a experiência de uso.

Evitando complicações

Portanto, ao considerar o compartilhamento de Wi-Fi, é bom avaliar os riscos envolvidos, tanto legais quanto técnicos.

Para evitar dores de cabeça e complicações desnecessárias, é importante conhecer os termos do contrato de serviço, comunicar-se de modo aberto com quem compartilha o sinal e buscar soluções alternativas para garantir uma conexão estável e segura.

Compartilhar Wi-Fi pode ser conveniente, mas a consciência dos possíveis perigos é fundamental para uma experiência tranquila e livre de complicações.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação