Acho bem difícil que você já tenha ouvido falar da incrível trajetória do engenheiro de computação Tadao Takahashi. Esse profissional é reconhecido como o pioneiro da internet no Brasil, deixando uma marca eterna em nossa história digital.
Leia mais: Você sabe como a internet funciona? Saiba tudo no nosso guia!
Leia mais: Tecnologia de fibra óptica: desvendando os segredos da internet ultrarrápida
Infelizmente, Tadao faleceu este ano, aos 71 anos. Por isso, em forma de homenagem, vamos explorar um pouco mais sobre a sua trajetória e as grandes contribuições que o consolidaram como um verdadeiro pioneiro da internet brasileira.
Mas, afinal, quem foi Tadao Takahashi?
Eduardo Tadao Takahashi, nascido em 1951 em Marília, no Estado de São Paulo, graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1972) e em Comunicação Social pela PUC Campinas (1973). Completou seu mestrado em Tecnologia e Informática pelo Tokyo Institute of Technology (1979).
Como cientista da computação e pesquisador, Tadao Takahashi desempenhou um papel vital no planejamento, inserção e adoção da internet no Brasil e em outros países da América Latina.
Ele foi o Diretor-Fundador da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) do Brasil, uma rede acadêmica que desempenhou um papel crucial na formação do backbone nacional da internet.
Em reconhecimento a suas realizações, Tadao foi incluído no Hall da Fama da Internet em 2017.
Feitos do pioneiro da internet no Brasil
Tadao foi o criador de uma das primeiras redes acadêmicas digitais do país, que se tornou a espinha dorsal da web brasileira ao conectar universidades de vários estados e do Distrito Federal.
Fundou a RNP em 1989 e liderou a instituição vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 1996.
Em 1999, iniciou e liderou o Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), contribuindo muito para a expansão estratégica do uso da internet no país.
Tadao também teve um papel crucial na criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), sendo membro ativo entre 1995 e 1998, e novamente de 1999 a 2003.
Sua atuação se estendeu além das fronteiras nacionais, participando do desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em organizações como as Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial.
Hall da Fama da Internet
O reconhecimento internacional veio com a nomeação de Tadao Takahashi para o Hall da Fama da Internet pela Internet Society.
Ela foi o segundo brasileiro a receber essa honra, sucedendo Demi Getshcko, Diretor-Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em 2014.
O Hall da Fama da Internet, criado pela Internet Society, é uma premiação de grande importância que homenageia personalidades vitais no desenvolvimento da web.
Destaca-se que a professora e pesquisadora Liane Tarouco foi a primeira mulher brasileira eleita para o Hall da Fama, mostrando a diversidade de contribuições para o avanço da internet no país.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.