Entenda como a interferência solar pode afetar o sinal da sua TV

Fenômeno que acontece, geralmente, na primavera e no outono, a interferência solar pode afetar o sinal que é transmitido pelos satélites

Você sabia que a interferência solar também pode influenciar no sinal que chega até a sua TV? O fenômeno chamado de “Sun Outage”, traduzindo para falhas solares, pode afetar a transmissão de micro-ondas enviadas por satélites.

Mas talvez você esteja se perguntando: mas o que a minha TV tem a ver com isso? Vou ficar sem ver TV até quando?

Pensando nisso, resolvemos criar este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre como a interferência solar pode influenciar no sinal da TV.

O que é uma interferência solar?

Duas vezes por ano, geralmente durante a primavera durante o outono, o sinal de TV pode sofrer essa interferência solar, também chamada de falha solar.

A radiação solar consegue interferir nas micro-ondas, causando indisponibilidades na transmissão de dados via satélite.

Esta interferência acontece no exato momento em que o sol está formando uma linha direta entre o satélite de comunicações e os aparelhos receptores do sinal.

Quando isso ocorre, a radiação enviada pelo sol é mais forte do que as micro-ondas enviadas pelo satélite.

Quando a interferência solar vai passar?

Infelizmente, passar protetor solar na TV não ajuda. A orientação é esperar que o fenômeno acabe.

Geralmente, essas falhas solares podem durar até cinco dias, como as de setembro, por exemplo, que acontecem entre os dias 09 e 14. 

Durante esse período, alguns canais podem sofrer com essas interferências, ficando indisponíveis.

É importante estar sempre informado sobre agentes externos que podem afetar a experiência do usuário, seja com sinal de TV e também de internet.

Como se prevenir durante as falhas solares?

Além de aguardar o término do fenômeno, existem algumas medidas que você pode tomar para amenizar o impacto da interferência solar.

Manter-se informado sobre o calendário desses eventos pode ajudar na programação de suas atividades de entretenimento.

Também é importante investir em antenas de alta qualidade, pois isso pode reduzir os efeitos da interferência. 

Além disso, fique atento às notícias e comunicados de sua provedora de TV por assinatura para obter informações específicas sobre os canais afetados e eventuais soluções temporárias oferecidas.

Variações da interferência solar e suas consequências

Durante o “Sun Outage”, diferentes regiões podem experimentar variações na intensidade da interferência solar. Compreender essas nuances é importante para antecipar potenciais problemas no sinal de TV.

Impacto específicos da interferência nos canais de TV

Certos canais podem ser mais suscetíveis às interferências solares do que outros. Canais de alta frequência, por exemplo, podem enfrentar maiores desafios durante esse período.

Como já foi dito mais acima, é importante ficar atento às atualizações de sua provedora para saber quais canais podem ser mais afetados.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação