Com o avanço rápido da tecnologia, alguns termos como 5G e Wi-Fi 5G acabam confundindo a maioria do público por levarem nomes parecidos

As tecnologias avançam com tanta rapidez que às vezes a gente nem consegue acompanhar, né?

Entre alguns dos avanços do universo online estão o 5G e o Wi-Fi 5 GHz, apelidado de Wi-Fi 5G. Mas não confunda as duas coisas. Por mais que tenham nomes parecidos, a única semelhança entre as duas é que são tecnologias sem fio de transmissão de dados.

Vem conhecer mais sobre uma e outra e saber como a Loga já está trabalhando para levar o que tem de melhor até a sua casa.

Por aqui você já conferiu como funciona o sinal de Wi-Fi. Clique aqui para ler.

Wi-Fi indica uma conexão de internet de um dispositivo com outro sem a necessidade de fios.  A frequência mais operada pelo Wi-Fi é a de 2,4 GHz, é por este caminho que os dados trafegavam. Mas com o tempo, uma nova frequência ia surgindo, o Wi-Fi 5 GHz, ou Gigahertz, apelidado de Wi-Fi 5G.

Enquanto a frequência 2,4 GHz conta com 11 canais de transmissão de ondas, a tecnologia 5 GHz possui 23 canais. Por ter menos canais de transmissão, a frequência 2,4 GHz enfrenta maior ‘congestionamento’ dos dados por conta da popularização de roteadores pelas cidades. Outros aparelhos domésticos, como microondas e telefones sem fio, também utilizam essa frequência.

Essa sobreposição de sinais gerava uma interferência no fluxo de transmissão de dados, o que deixava a internet mais lenta ou até fazia com que ela caísse. Com um alcance mais restrito, isso não acontece com o 5 GHz.

A Loga já tem testado os roteadores com tecnologia 5 GHz na casa de alguns clientes para validar a experiência e, o mais breve possível, poder oferecer para toda sua base de Logados.

Mais conhecida da maioria dos usuários, a tecnologia de internet móvel permite que o celular funcione como um modem, fornecendo sinal de internet para ele próprio. Isso é o que nos permite usar a internet no celular na rua, por exemplo.

Depois de se popularizar com a chegada do 3G, a internet móvel evoluiu para o 4G. Uma promessa já não tão distante, o acesso 5G indica a próxima geração dessa tecnologia. Ainda em data de chegada na maioria dos países, o 5G tem tudo para revolucionar a forma como utilizamos a Internet em dispositivos móveis. Aqui a letra G simboliza a geração da tecnologia.

Ficar informado sobre as novas tecnologias garante que você esteja atento para levar a melhor experiência online para sua casa. Sempre escolhendo uma internet que não te deixe na mão, claro.

Quer uma Internet que você pode confiar?
#EntãoLoga