Wi-Fi 5G e 5G móvel: entenda as principais diferenças e benefícios

Com o avanço rápido da tecnologia, alguns termos como 5G e Wi-Fi 5G acabam confundindo a maioria do público por levarem nomes parecidos

Com o avanço veloz da tecnologia, muitas vezes as pessoas se confundem com termos semelhantes, como Wi-Fi 5G e o próprio 5G. As tecnologias avançam de modo rápido, tornando difícil acompanhá-las.

Dentro do mundo das inovações online, duas tecnologias se destacam: o Wi-Fi 5 GHz, popularmente conhecido como Wi-Fi 5G, e o 5G. No entanto, é fundamental diferenciá-las. 

Apesar dos nomes parecidos, a única semelhança entre elas é que ambas são tecnologias de transmissão de dados sem fio.

Vamos explorar mais a fundo cada uma delas e descobrir como a Loga está se esforçando para levar o que há de melhor diretamente para a sua casa.

O que é Wi-Fi 5G?

O Wi-Fi é uma forma de conectar dispositivos à internet sem a necessidade de cabos. Tradicionalmente, a frequência de 2,4 GHz era a mais comum para transmissão de dados via Wi-Fi. Mas, ao longo do tempo, uma nova frequência surgiu: o Wi-Fi 5 GHz, também conhecido como Wi-Fi 5G.

Diferentemente da frequência de 2,4 GHz, que possui apenas 11 canais de transmissão de ondas, a tecnologia 5 GHz oferece 23 canais. Devido ao maior número de canais de transmissão, a frequência de 2,4 GHz frequentemente enfrenta problemas de “congestionamento” de dados, especialmente devido à proliferação de roteadores nas cidades.

Além disso, outros dispositivos domésticos, como microondas e telefones sem fio, também utilizam a frequência de 2,4 GHz.

Essa sobreposição de sinais resulta em interferências na transmissão de dados, o que pode causar lentidão na conexão ou até mesmo quedas. Com um alcance mais limitado, esse problema é minimizado na frequência de 5 GHz.

A Loga já está testando roteadores com tecnologia 5 GHz nas casas de alguns clientes para validar a experiência e, em breve, pretende disponibilizá-las para toda a sua base de assinantes.

Como colocar o Wi-Fi em 5G?

Para configurar o Wi-Fi em 5G, siga estas quatro etapas:

  • Verifique se o roteador está configurado para operar na frequência de 5G;
  • Confirme se todos os dispositivos que deseja conectar são compatíveis com a frequência de 5G;
  • Mantenha-se próximo ao roteador para obter o melhor sinal possível;
  • Se necessário, utilize extensores ou repetidores de alcance.

É crucial minimizar as interferências de outros dispositivos eletrônicos que podem prejudicar a qualidade do sinal.

Se a conexão Wi-Fi 5G estiver fraca em algum ponto, você pode considerar o uso de extensores de alcance ou repetidores de sinal para ampliar a cobertura em toda a área desejada.

Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a Loga nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram.

Selecione a cidade para o qual deseja uma nova instalação